19 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

VARIEDADES Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 11:04 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 11h:04 - A | A

ESCLARECIMENTOS

Vídeo em que Beyoncé reclama de show de Madonna no Brasil é fake

Além de Beyoncé, imagens de Will Smith e Dulce María foram utilizadas em vídeos falsos para criticar o show de Madonna no Rio de Janeiro; entenda o caso e saiba como identificar

TECHTUDO

Um vídeo supostamente protagonizado pela cantora Beyoncé viralizou nas redes sociais nas últimas 24 horas. Na publicação, que já conta com mais de 1,5 milhão de visualizações no TikTok, a artista estadunidense criticaria o show de Madonna no Brasil utilizando as chuvas do Rio Grande do Sul como argumento.

Apesar dos números, o vídeo é falso e foi dublado a partir de um software simples de inteligência artificial (IA) que transforma texto em voz. No conteúdo original, publicado no Instagram em 2020, Beyoncé se posicionava sobre o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos.

O vídeo foi publicado na página "Rodrigo Matheus Dublagem", que constantemente troca de nome para evitar ser banida. Nela, foram publicados outros conteúdos falsos sobre o show de Madonna, protagonizados pelas imagens de Will Smith, de Dulce María e da própria cantora, além de fake news com temas diversos. A seguir, saiba como identificar vídeos falsos de dublagem e entenda o caso.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Vídeo de Beyoncé sobre show de Madonna é fake: entenda o caso

É falso o vídeo de Beyoncé comentando sobre o show da Madonna que viralizou no TikTok. Nas imagens, a cantora critica o evento realizado em Copacabana, usando a tragédia no Rio Grande do Sul como argumento. Beyoncé, que está sendo dublada em português, teria dito ainda que Madonna estava em posição de privilégio e deveria usá-la para influenciar os espectadores a apoiar as vítimas das enchentes.

A postagem feita pelo perfil sondbraza (que posteriormente mudou de nome para Rodrigo Matheus Dublagem), já recebeu mais de 1,5 milhão de visualizações e 109 mil curtidas no TikTok. Beyoncé, contudo, nunca comentou sobre o evento de Copacabana ou sobre a tragédia no Rio Grande do Sul. A cantora, inclusive, pouco utiliza suas redes sociais para pronunciamento em formato de "selfie".

A manipulação acontece ao inserir uma dublagem com falas mentirosas em cima da imagem de Beyoncé interagindo diretamente com a câmera. No vídeo original, publicado em 2020 no Instagram, a cantora fala sobre o caso de George Floyd, homem negro morto em uma abordagem policial nos Estados Unidos. A dublagem publicada pelo perfil do TikTok foi feita mediante softwares com inteligência artificial que conseguem transformar texto em fala. A seguir, confira o vídeo original.

Ao olhar os comentários da dublagem, é possível perceber que esse “truque” consegue enganar diversos usuários. Enquanto uns aplaudem Beyoncé por ficar ao lado do povo brasileiro, outros criticam Madonna por não ter recolhido doações para as vítimas das enchentes. Em menor número, estão os seguidores que desconfiam da publicação, afirmando que Beyoncé jamais criticaria a Madonna.

Explorando o perfil Rodrigo Matheus Dublagem (@rodrigomatheusdublagem), é possível encontrar inúmeros vídeos com a mesma proposta. Em geral, o autor se aproveita de assuntos que estão em alta, como o show da Madonna ou a visita do ator Vincent Martella ao Brasil, para viralizar com vídeos falsos que possam gerar polêmica. Em outra postagem, que conta com 1,7 milhões de visualizações, Terry Crews aparece comentando sobre uma suposta briga entre os atores que interpretam Greg e Chris, de Todo Mundo Odeia o Chris.

Como detectar vídeos semelhantes?

Com o aprimoramento de ferramentas com inteligência artificial, detectar conteúdos falsos pode se tornar uma tarefa difícil. No entanto, existem alguns indícios que podem ser observados para atestar a veracidade de um vídeo. Se a dublagem for colocada sob a imagem de uma pessoa que fala português, é possível observar se o movimento dos lábios condiz com o que está sendo dito. Para que fique mais fácil observar esse detalhe, é válido reduzir a velocidade de reprodução para acompanhar os movimentos com cuidado.

Outra forma de detectar um vídeo falso é tentar encontrar o conteúdo original. Para isso, é possível fazer uma busca reversa no Google usando a ferramenta “Pesquisa por imagem” ou procurar imagens nas redes sociais oficiais do artista que foi dublado. Vale lembrar, contudo, que criadores deste tipo de conteúdo podem usar arquivos muito antigos ou que foram postados nos Stories e acabaram sendo apagados. Por fim, vale sempre conferir os comentários da publicação, pois é possível que outros usuários já tenham identificado que o conteúdo é falso.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image