Após um hiato de anos, o ‘Clube de Xadrez’ volta a ter reuniões semanais, promovidas pela Prefeitura de Cuiabá e pela Federação Mato-grossense do esporte. Os encontros acontecem às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h, e aos sábados das 8h às 13h. A participação é gratuita, e a idade mínima é de sete anos de idade.
De acordo com a assessoria, não é necessário saber jogar, pois serão oferecidas aulas e treinamentos. O Clube nasceu em 1998, mas ficou desativado por anos. Agora, volta às atividades no ‘Clube Feminino’.
“Mais uma atividade incentivada pela gestão Emanuel Pinheiro, que se preocupa com a inclusão e o lazer dos cuiabanos. A Secretaria está aberta para que as pessoas ocupem seu espaço, para quem se interessa pelo desenvolvimento intelectual venha frequentar o Clube de Xadrez e interaja de forma lúdica”, comenta o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.
Para o futuro, o projeto é lançar também o ‘Xadrez na Praça’ aos finais de semana, para retomar as origens, de quando os adeptos da modalidade de tabuleiro se juntavam para partidas na Praça da Mandioca.
“A intenção é democratizar o acesso ao xadrez, que é um esporte que desenvolve a concentração, a memória, inteligência cognitiva. Hoje muitas instituições de ensino tem a prática do xadrez no currículo escolar”, explica Cleiton Marino Santana, diretor técnico da Federação Mato-grossense de Xadrez.
Mais informações sobre o clube pelos telefones: (65) 9 9951-1741 com Manfrin ou pelo (65) 9 9662-7072 com Cleiton.