25 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019, 13:43 - A | A

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019, 13h:43 - A | A

MENINGITE

Aluna de CMEI, criança de três anos morre por suspeita de meningite em Cuiabá

Olhar Direto

Uma menina de três anos morreu sob suspeita de meningite na quarta-feira (4), em Cuiabá. A situação causou preocupação de diversos pais e responsáveis, pois a vítima é aluna do CMEI Maria Conceição Oliveira Souza, no bairro Jardim Brasil. Entretanto, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o caso detectado não necessita de bloqueio da Vigilância de Saúde nos locais frequentados pela criança, como a unidade escolar e ambiente familiar.

 




Na última terça-feira (3), a Vigilância Epidemiológica recebeu da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro uma notificação de um caso suspeito de meningite. Por conta do seu estado de saúde, a criança teve que ser encaminhada a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
 
O caso foi investigado por meio de coleta de material para exames específicos e na quarta-feira, foi confirmado no exame do líquor pela coloração do Gram a presença de uma bactéria Gram-Positivo. Conforme a Pasta, essa bactéria não está dentre as que necessitam realizar ações de bloqueio de caso, com quimioprofilaxia para os contatos íntimos.
 
A Secretaria de Saúde reforçou ainda que para acalmar os pais dos demais alunos, na próxima segunda-feira (10) fará uma palestra para sanar dúvidas sobre o assunto.

 


Ainda conforme a assessoria, no último dia de aula frequentado pela criança (29), a menina não apresentou problemas de saúde. Já na segunda-feira (2), por ter relatado dores de cabeça, a garotinha não foi levada à unidade de ensino por seus familiares.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image