Três desembargadores já se inscreveram para concorrer ao cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na eleição que será realizada no próximo dia 26.
Conforme apurou a reportagem, os inscritos são a atual vice-presidente Maria Helena Gargaglione Póvoas, o corregedor-geral Luiz Ferreira da Silva e Sebastião Moraes Filho.
As inscrições se encerram na próxima terça-feira (17).
Há expectativa de que o desembargador Juvenal Pereira também se candidate. Ele, Luiz Ferreira e Sebastião Moraes haviam se inscrito antes da eleição ser suspensa pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O CNJ proibiu a reeleição do presidente, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
A reportagem apurou que Maria Helena é uma das favoritas para vencer o pleito.
Segundo revelou uma fonte, ela está costurando um apoio junto a outras oito mulheres que compõem a corte superior do Judiciário mato-grossense. No total, são necessários 15 votos para conquistar a cadeira.
Caso vença, Maria Helena será a segunda mulher a ocupar a presidência do Tribunal de Justiça. A primeira foi a desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato no biênio 1991/1993.
Ainda conforme apurou a reportagem, para o cargo de vice-presidente se inscreveu, até o momento, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. E para corregedor-geral, o desembargador José Zuquim Nogueira.
A nova Mesa Diretora será responsável por comandar o Judiciário mato-grossense no biênio 2021/2022.
A posse dos eleitos ocorrerá no dia 18 de dezembro de 2020, e a entrada em exercício nos respectivos cargos de direção se dará em 1º de janeiro de 2021.