Durante cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, as forças de segurança de Mato Grosso prenderam seis pessoas em flagrante, em Pontes e Lacerda (450 km ao Oeste de Cuiabá), nesta quarta-feira (16). A ação faz parte da Operação Fronteira Integrada, deflagrada esta manhã na cidade.
A Fronteira Integrada contemplou também a cidade de Cáceres nesta terça-feira (15). Já nesta fase, a operação contempla a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 12, com foco nos municípios de Pontes e Lacerda, Comodoro e Vila Bela da Santíssima Trindade.
As investigações levaram aos alvos de buscas e apreensões por envolvimento com o crime de tráfico de drogas, e contou, além da Delegacia de Pontes e Lacerda, com apoio da Delegacia Regional, Delegacia Especial de Fronteira, Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade e Delegacia de Comodoro.Entre os flagrantes realizados, quatro foram pelo crime de tráfico de drogas, um por posse de munição e outro por porte de arma de fogo. Também é saldo da operação a recuperação de um veículo Ford Ecospot que havia sido roubado em Pontes e Lacerda na segunda-feira (14.12), e uma motocicleta que possui queixa de furto, além de apreensão de aproximadamente 300g de substância análoga a maconha.
“Uma dessas prisões em flagrante por tráfico, inclusive, ocorreu durante cumprimento de mandado que foi resultado de uma investigação da Delegacia de Comodoro. Essa integração, não só com relação à Polícia Civil, mas com as demais forças de segurança envolvidas, é muito importante, e até o momento levou a resultados positivos”, avalia a titular da Delegacia de Pontes e Lacerda, Bruna Caroline Fernandes de Laet.
Segundo ele, o trabalho integrado é fundamental para o sucesso da operação. “Nós estamos com equipes do serviço ordinário, com a Força Tática, a inteligência, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e, embora cada uma tenha sua atribuição, trabalhamos nos comunicando e com ações conjuntas que fortalecem ainda mais a atuação”.pós o apoio ao cumprimento de mandados e prisões, a operação continua com a atuação ostensiva. “Estamos com 15 viaturas nas ruas, fazendo barreiras e bloqueios em alguns pontos da cidade e, concomitantemente, fiscalização de trânsito, durante todo o dia, e faremos também saturação em alguns bairros, focada em locais que funcionam como bocas de fumo e pontos de uso de drogas”, explica o comandante do 18º Comando Regional da Polícia Militar (PM-MT) e comandante adjunto do 12º Comando Regional, tenente-coronel PM Sandro Barbosa da Silva.
O comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), TC Fábio Ricas, frisa que esta operação tem papel fundamental na desarticulação de organizações criminosas. “Tivemos cumprimentos de mandados e prisões contra integrantes de organizações criminosas da região que atuavam com roubos e furtos de veículos e com tráfico de drogas. Sabemos que estes crimes são comuns na região de fronteira, e temos atuado fortemente para coibi-los”.
Participam da Operação Fronteira Integrada a Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) – e suas especializadas –, Gefron, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e Sistema Penitenciário.