17 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 11:24 - A | A

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 11h:24 - A | A

FRUTO DE CERRADO

Representantes da Alemanha e Reino Unido conhecem a riqueza do babaçu

Financiadores do Programa REM MT conheceram o Projeto Babaçu Renda Mais

Redação

A diversidade de produtos gerados a partir do babaçu chamou a atenção de representantes dos governos da Alemanha e Reino Unido, que estão em Mato Grosso para uma Missão de Monitoramento das ações do Programa REM MT, financiado pelos dois países. O Gerente do Portfólio do Departamento de América Latina e Caribe do KfW, Klaus Köhnlein e a Gerente do Programa REM no DESNZ (Reino Unido), Svenja Bunje, conheceram o Projeto Babaçu Renda Mais.

Este projeto, está incluído no Programa REM no Subprograma Agricultura Familiar e Povos e Comunidades Tradicionais, é coordenado pela Cooperativa COOPAMSAL, localizada na comunidade Agrovila das Palmeiras, em Santo Antônio do Leverger. A cooperativa desenvolveu a criação de diversos produtos a partir do babaçu, gerando uma fonte de renda importante para a comunidade.

Dentre os produtos do babaçu comercializados pela cooperativa, estão a farinha, bombom, biscoitos, sabonetes, óleo, artesanato e foi desenvolvido recentemente, o cappuccino de babaçu, que tem feito sucesso entre os compradores. O apoio do Programa REM MT, com o repasse de recursos para a cooperativa foi essencial para a continuidade do trabalho, como explica a presidente da COOPAMSAL, Rose Maruyama.

“Esse recurso provocou uma mudança na cooperativa, estávamos desanimados pelo fato de não conseguirmos melhorar os nossos equipamentos e arrumar o nosso espaço. Nós precisávamos de muita coisa para dar continuidade ao nosso projeto. Com o financiamento a gente pôde realizar sonhos, que antes a gente jamais imaginava. O REM MT veio e transformou a nossa vida”, disse Rose.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O representante da Alemanha, Klaus Köhnlein, falou da satisfação em ver o recurso destinado pelo seu país, sendo utilizado em projetos importantes como esse. “A gente pôde ver que o investimento aqui realmente faz a diferença. Aumentou a produção da comunidade e o que mais me deixou feliz, foi ver que é um projeto de mulheres, que elas estão à frente, fazendo os planos de negócio, cuidando de todo o processo. Também vimos o investimento em energia solar, que reduz o custo de energia para eles, então, tem vários benefícios que o REM MT trouxe para essa comunidade e para nós, os doadores, isso é muito gratificante”, reforçou ele.

Além de conhecerem o projeto Babaçu Renda Mais, os financiadores internacionais também encontraram com outros beneficiários que foram convidados pelo Programa REM MT para participar das reuniões de prestação de contas realizadas durante a Missão de Monitoramento. Na oportunidade, eles puderam compartilhar as suas experiências com o Programa

Financiadores internacionais junto com a equipe do Programa REM MT, FAS E FUNBIO realizando a visita na comunidade Agrovila das Palmeiras - Foto: Priscila Soares / Programa REM MT

CONHEÇA O REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image