01 de Julho de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 08:32 - A | A

Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 08h:32 - A | A

ACESSIBILIDADE

MTPrev promove capacitação para atendimento inclusivo a pessoas com deficiência

Treinamento reforça compromisso com um serviço público mais humanizado, acessível e eficiente

Redação

Promover a igualdade e a acessibilidade é essencial para garantir a cidadania plena. Com esse propósito, o Mato Grosso Previdência (MTPrev) realizou na última sexta-feira (27) um treinamento voltado ao atendimento de Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida. A capacitação teve como foco orientar sobre práticas que assegurem um atendimento respeitoso, inclusivo e empático.

A oficina foi conduzida por Thais Paula, superintendente estadual de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que celebrou a iniciativa.

“Fiquei muito feliz, porque foi a primeira vez que um órgão do Estado me convida para falar sobre atendimento ao público com deficiência. O MTPrev sai à frente ao levar conhecimento sobre como abordar e tratar pessoas com deficiência de maneira adequada”, destacou.

Durante a capacitação, Thais abordou a legislação vigente, compartilhou experiências pessoais, e conduziu dinâmicas que ajudaram os participantes a compreender, na prática, os desafios enfrentados por esse público no dia a dia.

Entre as orientações destacadas, Thais ressaltou atitudes fundamentais no atendimento a pessoas com deficiência:

Cumprimente diretamente a pessoa, e não seu acompanhante;
Ofereça ajuda antes de agir, sem presumir a necessidade de auxílio;
Respeite a autonomia, valorizando a independência e a privacidade.

Para a servidora do MTPrev, Leila Hussen Sayed, a palestra foi um momento de aprendizado importante. “Achei a oficina muito boa, principalmente por ensinar como tratar o deficiente físico, especialmente o deficiente visual. Infelizmente, vemos muitas pessoas tratando com descaso, e isso é comum nas ruas. A palestra foi gratificante, agregou muito ao nosso conhecimento.”

Segundo a coordenadora de Atendimento Previdenciário, Alexandra Piccin, a capacitação faz parte do Planejamento Estratégico do MTPrev, que visa aprimorar os canais de atendimento com foco em acessibilidade, inclusão e qualificação contínua dos servidores.

“Queremos garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações, tenham seus direitos respeitados e sejam acolhidas com empatia. Nosso foco é oferecer um atendimento que reconheça a diversidade do público previdenciário e esteja preparado para responder às suas necessidades com sensibilidade e qualidade”, finalizou.

 


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image