18 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 16:19 - A | A

Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 16h:19 - A | A

SORRISO

MP amplia fiscalização em UBSs e faz recomendações ao município

Redação

Após realizar vistoria em quatro Unidades de Saúde da Família (UBS), em Sorriso (distante a 397 km de Cuiabá), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso  recomendou ao Município de Sorriso, à Coordenadoria Municipal de Atenção Básica ou Primária em Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde a adoção de providências para sanar as desconformidades constatadas in loco durante fiscalização. 

Além do envio de recomendação, o Ministério Público propôs acordo estrutural para que o Município promova em prazos específicos melhoramentos quanto à estrutura física das unidades e ao desenvolvimento adequado da estratégia de saúde da família, abrangendo questões como acessibilidade, materiais, insumos e equipamentos, ações de prevenção em saúde, atendimento ao público e vacinação, entre outras medidas. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Em conversa com equipes de saúde da família e de saúde bucal das unidades visitadas, o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas sugeriu a elaboração de um plano de ação anual das atividades a serem desenvolvidas, levando em consideração o perfil dos moradores dos bairros residentes nas áreas de cobertura, visando à prevenção de doenças e agravos.

Nos próximos 15 dias, o Ministério Público aguardará o posicionamento do Município quanto à possibilidade de pactuação de acordo estrutural para viabilizar os avanços pretendidos quanto à execução da estratégia de saúde da família pelas referidas unidades. No mês de maio, estão previstas inspeções a mais quatro UBSs.


As ações de inspeção e fiscalização foram realizadas no mês de abril pela 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, que percorreu quatro unidades no município: Rota do Sol, Jardim Amazônia, Novos Campos e Nova Aliança. Outras duas unidades foram visitadas em Ipiranga do Norte (a 70 km da cidade vizinha). 

 


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image