22 de Março de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2020, 13:03 - A | A

Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2020, 13h:03 - A | A

CRESCIMENTO DO SETOR

ABIH diz que expectativa é fomentar a retomada do turismo em Mato Grosso

Regina Botelho Da Redação

“Navegar é preciso, viver não é preciso”, diz o poeta português Fernando Pessoa em uma de suas poesias mais conhecidas. O escritor se refere à necessidade de conhecer novos locais e fazer novos caminhos. Quem viaja, vive. Em 2020, porém, a vida como as pessoas a conheceram mudou.

O turismo em todo o mundo foi afetado pela pandemia do novo coronavírus. Milhões de pessoas foram afetadas, viagens acabaram canceladas para diminuir a taxa de contaminação entre países e regiões, e o turismo sofreu um duro golpe em seus negócios em nível global.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso (ABIH) Gerson Honório da Silva, os grandes desafios estão relacionados ao momento de incertezas, onde o turismo foi um dos setores mais afetados.

“O turismo foi o setor bastante atingido. Observamos que dentro da hotelaria que o turismo regional teve muitas pessoas viajando dentro do próprio estado. A economia está lenta e até que sai a vacina o setor precisa manter as normas de segurança para evitar a contaminação de seus colaboradores e turistas até sair a vacina.”

Para Gerson Honório o grande desafio é sobreviver com alguns custos do setor e por isso é importante que associação tenha ações direcionadas. Nesse contexto, cita que a ABIH tem quatro pilares para fomentar o turismo no Estado.

“O primeiro é que a gente tenha uma sensibilização por parte do Estado e da Prefeitura com relação a divisão de impostos e taxas. O segundo é melhorar a capacitação e investir nas estruturas dos locais que já existem. Mato Grosso é muito rico em belezas naturais, mais muitos locais necessitam de fortes investimentos estruturais. Iremos reunir com outras associações relacionadas ao turismo para que esses investimentos sejam bem aplicados”

Ainda de acordo com o presidente da associação a questão da mão de obra e a escassez de recursos houve redução no quadro de funcionários. Nesse sentido, o terceiro pilar da associação é melhorar a produtividade das equipes, investir em produtividade.

“Observamos que precisamos investir em capacitação, tecnologia para podermos atravessar esse período com uma produtividade maior das nossas equipes”.

Honório explica também que o quarto pilar é a fonte energética que alimenta os hotéis que está relacionada ao conforto que setor deve oferecer aos hóspedes. “Consumimos muito ar-condicionado, energia, aquecimento de gás. Essas fontes tiveram reajustes e nós muitas vezes não conseguimos em valores baixar os preços. Nosso objetivo para 2021 é a possível retomada do setor e que o segmento se torne mais rentável e se consolide”.

Com relação as metas da sua gestão o presidente frisa que pretende fazer um grande trabalho direcionado aos associados para poder definir parâmetros e satisfação.

Questionado sobre as expectativas do setor hoteleiro, Honório pontua que estão concentradas para o primeiro semestre, levando em consideração aos números e resultados do último trimestre de 2020. “O setor ainda está muito acanhado com as atividades econômicas. Até que comecem a vacinação acredito que iremos conseguir melhorar o trânsito nacional e internacional um pouco maior e a partir do segundo semestre observar uma curva mais acentuada”.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso (ABIH), enaltece que o Estado tem três vocações fortes que são as belezas naturais e por isso, é preciso crescer em investimentos dentro e fora de Mato Grosso. “Temos o agronegócio, potencial turístico grande, nicho forte de belezas naturais, turismo de lazer e de negócios. É preciso fomentar essa cadeia. O governo do Estado, as prefeituras precisam olhar para o setor. Enxergar que o turismo é uma atividade econômica importante. O turismo é uma indústria que gera emprego, distribui renda e atinge todas as regiões do Estado de Mato Grosso, precisamos fomentar os grandes atrativos em belezas naturais”.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image