13 de Maio de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2022, 08:47 - A | A

Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2022, 08h:47 - A | A

“Estou colocando meu nome a disposição do Estado para fazer o mesmo ou o melhor pelo que fizemos pela União das Câmaras que é servir nosso Estado

Maykon Milas da Redação

O vereador e ex-presidente da União das Câmaras dos Vereadores do Estado de Mato Grosso (UCMMAT), Edcley Coelho, é o entrevistado desta semana, quando fala sobre sua vida pública e o trabalho que fez no período em que esteve à frente da instituição quando sua única e imediata ação foi organizar a casa e pagar as dívidas da UCMMAT, que ele considera como um das instituições mais importantes de Mato Grosso.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Centro Oeste Popular - Vereador o senhor foi o último nessa eleição passada um dos mais votados na campanha de vereador e almeja uma cadeira na Assembleia Legislativa qual esse anseio do senhor e da população de Vila Bela da Santíssima Trindade?

Edcley Coelho – Na verdade a gente já tem uma história onde eu venho de uma família tradicional de Vila Bela que foi a primeira e eterna Capital do Estado de Mato Grosso, a gente vem já de uma história política também, estou lá em Vila Bela no meu sexto mandato consecutivo. Eu tive a honra e felicidade de ser o vereador mais votado no meu sexto mandato, mais uma grande alegria também e uma honra e sonho realizado de ter
sido o presidente da União das Câmaras dos Vereadores do Estado de Mato Grosso (UCMMAT), que desde o meu quarto mandato eu já tinha esse planejamento e almejava concretizar esse sonho e em 2019 eu decidi encarar e participar da atual diretoria como primeiro secretário e em 2019 eu sai como candidato a presidente da União das Câmaras e tive felicidade de ganhar eleição e nós naquela ocasião pegamos a instituição no pior momento da sua história administrativa e sabíamos do desafio que nós íamos enfrentar diante de tudo isso eu percorri o Estado de Mato Grosso e fui na ocasião em 2019 visitar os 102 municípios porque nem todas as câmaras estavam filiadas na União das Câmaras e passava por um momento difícil financeiro greve e moral e na verdade essa instituição na minha opinião sempre foi a maior instituição representativa do Estado de Mato Grosso porque agrega 1404 vereadores porque a Câmara de Araputanga diminuiu duas vagas, então em termo de representatividade é a maior instituição política  e representativa do Estado e eu me senti envergonhado já no meu quinto mandato de vê uma instituição tão importante a maior na minha concepção na situação que se encontrava e resolvi encarar esse desafio e levei a mensagem para os vereadores de Mato Grosso em uma só proposta de fazer o resgate e consequentemente trazer a credibilidade dessa instituição.

CO Popular – Qual que é o maior ponto positivo que o senhor acha que colocou dentro da UCMMAT na oportunidade que o senhor teve de estar a frente da gestão?

Edcley Coelho- Na verdade o ponto positivo é esse de fazer o resgate e de organizar a casa porque quando nós pegamos a UCMMAT ela não tinha nenhuma instituição, era na verdade uma instituição inexistente, não tinha nenhuma certidão negativa e tinha mais de meio milhão de dívidas com credores, receita, com fornecedores, então assim uma instituição que não tinha credibilidade e tinha apenas 46 Câmaras filiadas e eu deixei com 110 Câmaras filiadas. Nós conseguimos entregar e cumprir o compromisso que nós fizemos com os vereadores quando nós passamos nos municípios e câmaras para conversar com os vereadores nós não falávamos que iríamos fazer grandes obras porque nós tínhamos consciência do que a instituição precisava porque naquele momento era de uma organização e diante disso o resultado que eu prometi iria vir o resgate e a credibilidade. Então acho que esse foi um compromisso cumprido e sai da instituição com a missão cumprida e deixando esse legado com a instituição regularizada as dívidas que tinham ficaram negociadas e quitadas e também deixei com todas as certidões e quando eu assumi tinha apenas um assessor jurídico quando sai já deixamos com 3, não tinha assessor contábil e integramos e isso nos deu no Estado de Mato Grosso uma certa visibilidade e certa preocupação de alguns agentes políticos porque um vereador que veio lá do interior de uma cidade muito importante
historicamente de Mato Grosso na teoria porque na prática as coisas realmente acontecem de forma diferente. Então veio da eterna Capital de Mato Grosso fazer essa representatividade dos municípios e que cumpriu sua missão e isso nos trouxe visibilidade mais assim isso também incomodou algumas pessoas fui para minha reeleição lutando contra o sistema e nós conseguimos praticamente empatar a eleição e sabe o que houve e não quero também questionar da forma que acontece porque o jogo é pesado, mas saímos de cabeça erguida e vitorioso maior do que nós entramos.

CO Popular – O que o senhor acha que esse papel importante que o senhor desenvolveu a frente da instituição pode representar caso se concretize sua eleição a deputado ?

Edcley Coelho – Na vida da gente nós temos dois caminhos e na vida pública ela não é diferente, nós podemos optar para seguir o caminho certo ou fazer como muitos fazem. Eu, por exemplo, sempre optei pelo certo se pegar meu histórico ou for a Vila Bela e perguntar quem é o vereador Edcley o próprio sexto mandato de vereador mais votado já é uma resposta que a gente dá para a sociedade mato-grossense, mas hoje eu vejo que esse trabalho nos credenciou de frente a União porque quando eu assumi só tinha uma concepção deixar um legado positivo e organizar a casa e a gente colhe o que planta.

CO Popular – Senhor teve ou vê ao menos um agradecimento de perto dos vereadores?

Edcley Coelho – Eu tenho mais de 30 municípios no Estado de Mato Grosso para receber moção de aplausos. É um feito histórico e reconhecimento grande e jamais teve eu até hoje estou viajando o Estado para receber as moções de aplausos. Então isso foi a maior resposta que eu recebi da categoria embora nós perdemos uma reeleição diferença de 13 votos mais não quero chorar e nem vou me lamentar o importante é o que ficou e agora estou colocando meu nome a disposição do Estado para fazer o mesmo ou melhor pelo que fizemos pela União das Câmaras que é servir nosso Estado.

CO Popular – Caso o senhor consiga realizar a sua candidatura o que seus companheiros e vereadores e eleitores podem esperar do senhor?

Edcley Coelho – Um gabinete diferente e de portas diferente, de uma pessoa que saiu lá da base da política mesmo que é a Casa de vereadores eu tenho 22 anos de mandato eletivo na Câmara então a gente conhece a realidade e o drama e o vereador ele é o político que tem que ser mais próximo da sociedade e é isso que quero e eu se for eleito vou ser o deputado do povo, mas quem tem essa representatividade? Se não os vereadores? Que tá mais perto do povo? Nós que recebemos a demanda do povo assim como o prefeito, então quem tá mais próximo são os vereadores e muitas pessoas já conhecem meu perfil municipalista que fala é só pegar nosso histórico de instituição que nós visitamos 102 do Estado e até de forma não presencial nós chegamos nos 141 municípios, uma vida então de dedicação exclusiva na função pública.

CO Popular – Senhor tem quantos anos? E nasceu onde?

Edcley Coelho – Eu tenho 46 anos e nascido em Vila Bela da Santíssima Trindade e criado de família tradicional, meu pai foi três vezes vereador da cidade, meu tio foi duas vezes prefeito hoje meu irmão caçula também é vice-prefeito da cidade.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image