07 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ECONOMIA Quarta-feira, 14 de Agosto de 2024, 09:24 - A | A

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2024, 09h:24 - A | A

COOPERAÇÃO

Reunião entre Inmetro e Eletros discute principais pautas da indústria de produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil

Redação

Nesta terça-feira, (13), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou de reunião na sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), em São Paulo-SP. O encontro contou com a presença do presidente do Inmetro, Márcio André Brito, do corpo técnico do Instituto, de representantes da Eletros e de empresas associadas.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A pauta abordou temas como o Sistema Orquestra, o aperfeiçoamento do Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC) para refrigeradores e condicionadores de ar, a atenção aos Regulamentos Técnicos do Mercosul, o apoio à normatização nacional via ABNT e a regulamentação de refrigeradores e condicionadores de ar comerciais. Também foi discutido o problema do contrabando digital.

Durante a reunião, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, mencionou a realização de um novo estudo de impacto regulatório para avaliar uma possível reclassificação do grupo de risco dos produtos representados pela Eletros. Após consulta pública à sociedade, a nota técnica em elaboração será encaminhada à Advocacia Geral da União (AGU).

O presidente executivo da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior, destacou a importância da aproximação do Inmetro com o setor produtivo e os encaminhamentos e soluções já apresentados: “Concluímos uma reunião extremamente produtiva, discutindo e apresentando demandas relacionadas ao Inmetro para um ambiente mais próspero para o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.”

Ao final do encontro, Márcio André Brito ressaltou o papel fundamental do Inmetro no desenvolvimento tecnológico e na promoção da inovação. “A interação com a Eletros nos permite identificar desafios e estabelecer uma agenda de prioridades, principalmente com o marco regulatório, impulsionando a indústria nacional,” concluiu.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image