15 de Maio de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ECONOMIA Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 14:12 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 14h:12 - A | A

METAS DO CLIMA

Plano Nacional de Economia Circular ganha destaque em Fórum Mundial

Redação

Autoridades, especialistas e empresários de várias partes do mundo se reuniram em São Paulo, nesta terça-feira (08), para a realização do Fórum Mundial de Economia Circular 2025, que ocorre pela primeira vez na América do Sul e promove discussões focadas na implementação de soluções econômicas circulares na prática. A apresentação do Plano Nacional de Economia Circular, parte integrante da Nova Indústria Brasil (NIB) coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foi um dos destaques do primeiro dia do evento.

“Aprovamos na semana passada o Plano Nacional de Economia Circular, que nos oferece os macro-objetivos e diversas ações para dar direcionamento às políticas públicas, sejam elas de crédito ou de desenvolvimento científico-tecnológico”, destacou o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg.

A versão final do Plano Nacional está dividida em cinco eixos, que abrangem o ambiente normativo, inovação e educação, redução de resíduos, instrumentos financeiros e articulação interfederativa.

“É importante destacar ainda que a aprovação se deu após consulta pública, com 1.627 contribuições, o que demonstra o interesse da sociedade por esse tema”, acrescentou Rollemberg.

Na ocasião, o secretário também afirmou que planeja dar início na próxima semana a uma consulta pública sobre sociobioeconomia, além de lançar até o fim do mês a Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial (ENDI).

O secretário participou da mesa “A economia circular como caminho para metas do clima e da natureza”, que também contou com a participação do líder de Circularidade de Recursos do Fórum Econômico Mundial, Anis Nassar, da vice-ministra para o Meio Ambiente e Assuntos Internacionais dos Países Baixos, Afke van Rijn, e do diretor de Estratégia de Computadores e Dispositivos Inteligentes Lenovo William Dominici.

Além do secretário, o diretor do Departamento de Novas Economias da SEV/MDIC, Lucas Ramalho, também participou do evento no painel “Soluções tropicais para acelerar a circularidade”. “Eventos como esse são essenciais para que possamos trabalhar juntos para acelerar a transição para uma economia mais circular”, afirmou o diretor.

O Fórum Mundial é uma iniciativa do Fundo Finlandês de Inovação Sitra e foi organizado em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Confederação Nacional da Indústria (CNI), ApexBrasil e SENAI. Essa é a 9ª edição do evento, que além de debater a necessidade urgente por um novo modelo econômico, oferece ao setor produtivo a oportunidade de compartilhar soluções e estratégias para a transição para a economia


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image