07 de Julho de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 26 de Junho de 2025, 11:17 - A | A

Quinta-feira, 26 de Junho de 2025, 11h:17 - A | A

SITUAÇÃO CRÍTICA

Usina elétrica de Lucas do Rio Verde frauda medidor e gera prejuízo de R$ 9.1 milhões

Operador foi preso em flagrante durante Operação Energia Limpa após perícia no aparelho.

Redação

Um operador de uma usina mista - solar e hídrica – foi preso em flagrante pelo crime de fraude no medidor de energia em Lucas do Rio Verde. A suspeita é que o aparelho estava registrando três vezes mais que o valor gerado no local.

A usina funcionava no Sistema de Geração Distribuída, no qual ele produz energia para manter a propriedade e o restante do saldo era redistribuído entre outras unidades consumidoras.

Quando uma adulteração fraudulenta é realizada no medidor, a concessionária de energia registra um recebimento de carga maior que o real, gerando um desequilíbrio de fornecimento na região.

Durante perícia da Politec no local foi identificado que o medidor estava com indícios de fraudes. Após análise de geração, a suspeita é que a produção seja 3 vezes menor que a supostamente distribuída entre as unidades consumidoras que também pertencem ao mesmo grupo, causando um prejuízo de R$ 9.1 milhões de energia e impostos.

O coordenador comercial regional da Energisa MT, Danilo Rezende, afirma que a empresa monitora o consumo e a geração de energia utilizando inteligência artificial e profissionais focados em identificar desvios seja na utilização ou na geração de energia, e nesse caso “além de prejudicar tecnicamente os vizinhos, afeta toda a população pois não pagam a energia que consomem. Não podemos e não vamos compactuar com esse tipo de ação, onde uma minoria prejudica a maioria”.

Durante a operação um funcionário, responsável, da usina foi conduzido para delegacia onde irá prestar depoimento sobre o caso. O proprietário poderá responder criminalmente podendo pegar de 1 a 5 anos de prisão.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image