Conforme os dados divulgados pela prefeitura, no ano passado, neste mesmo período, foram 301.709 infrações cometidas. Neste ano, houve acréscimo, com o número de multas chegando a 323.842.
O levantamento apontou que as cinco infrações mais cometidas são: transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% (53,7%); avançar o sinal vermelho do semáforo – fiscalização eletrônica (27,6%); transitar em velocidade superior a máxima permitida de 20% a 50% (8,6%); estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização (2.7%) e estacionar no passeio (1,6%).
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, a fiscalização eletrônica tem ajudado bastante a diminuir os índices de acidentes no trânsito e também a compensar a falta de material humano. “Hoje, posso investir em tecnologia e fiscalização. Isso tem que ser feito para diminuir alguns incidentes de veículos. É humanamente impossível eu ter um agente de trânsito em cada gargalo de Cuiabá. Videomonitoramento está ajudando muito. Nossas câmeras serão interligadas com as do governo. É um projeto que está em andamento”.
Antenor também fez questão de destacar os resultados dos radares de velocidade e avanço semafórico. Um dos exemplos utilizados foi o trecho da avenida Miguel Sutil, em frente ao Comper, onde pelo menos três pessoas perderam a vida. Após a instalação dos aparelhos, nenhum acidente grave foi registrado no local.
“Os moradores da região nos falam e as estatísticas mostram redução de acidentes. Tivemos dois ou três acidentes com vítima fatal, agora não tem mais nada. Mexemos no bolso do cidadão, infelizmente assim é que as pessoas aprendem. É preciso rigor. Na Miguel Sutil, quase não se vê mais acidente grave. Por isso a fiscalização eletrônica é tão boa”, acrescentou o secretário.
Antenor ainda faz questão de, mais uma vez, questionar a pecha de indústria da multa. “Você só se multa se quiser. Não adianta andar a 80 km/h e não quere ser multado no radar. A via é toda sinalizada quanto a velocidade permitida. O número de multas caiu bastante. Estou torcendo para que diminua ainda mais. Antes, o avanço semafórico era o segundo lugar, agora caiu. O problema maior hoje é celular e cinto de segurança”.
Radar de peso
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deverá instalar ‘radares de peso’ para flagrar veículos de carga que estejam trafegando de forma irregular pelo Centro de Cuiabá. A ação, segundo o gestor da pasta, Antenor Figueiredo, é essencial para compensar a falta de efetivo de agentes de trânsito que há atualmente.
“Estaremos trazendo equipamentos de detector de peso. Será um sensor instalado no chão, como é com os radares. Passou a mais que o permitido, será multado. Será justamente para contornar a falta de agentes que temos e fiscalizar”, disse o secretário Além disto, ele ainda garantiu que a fiscalização batizada de ‘Carga Pesada’ irá continuar.