O prefeito de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, Francis Maris Guia (PSDB), decretou situação de emergência no município por causa dos estragos causados pelo vendaval registrado na semana passava.
Segundo o decreto, no último dia 16, Cáceres foi atingido por um forte vendaval e precipitação de chuva, com duração de aproximadamente 2 horas e 40 minutos.
A chuva forte causou grandes danos e prejuízos, mas, segundo a prefeitura, os danos ainda estão sendo levantados e contabilizados, mas informou que 10 bairros atingidos na zona urbana.
Árvore cai em muro de casa em Cáceres (MT). — Foto: Divulgação
Já foram contabilizados mais de 16 mil unidades consumidoras prejudicados pelo forte vendaval 220 imóveis atingidos e danificados, com destelhamentos, paredes e muros derrubados, queda de energia elétrica, queda de vários postes de distribuição de energia elétrica e queda de árvores sobre várias ruas e casas da cidade.
Além dos danos a propriedades e imóveis de particulares, os danos aos prédios públicos foram de igual ou de maior monta, envolvendo as coberturas e muros os quais foram atingidos por queda de árvores e galhos trazidas pela forte ventania.
A Comissão Municipal de Defesa Civil ouviu os moradores afetados e se manifestou favorável à decretação de situação de emergência.