10 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019, 15:25 - A | A

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019, 15h:25 - A | A

OBRAS PÚBLICAS

Ponte de Ferro do Rio Coxipó recebe ação de reparo

Prefeitura Cuiabá

A histórica Ponte de Ferro do Rio Coxipó, situada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, está recebendo um trabalho de reparo. A ação da Prefeitura de Cuiabá tem como objetivo garantir a preservação da estrutura e a segurança de milhares de pedestre que, diariamente, utilizam o local como ponto de travessia.

A intervenção se fez necessária por conta do aparecimento de buracos no assoalho, ocasionados pelo envelhecimento da madeira. Após uma vistoria, a Secretaria de Obras Públicas deu andamento à aquisição dos materiais necessários para a restauração, que é executada por mão de obra do próprio Município e deve ser finalizada ainda nesta semana.

“A parte da troca do madeiramento está quase finalizada e, a partir disso, restarão apenas os retoques finais. Por ser uma estrutura que não pode ter suas características modificadas, todos os anos fazemos essa ação de reparo, visando eliminar qualquer tipo de risco à integridade daqueles que costumam transitar pelo local”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

HISTÓRIA

Tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado em 1984, a Ponte de Ferro do Rio Coxipó foi levantada em 1896. À época, a estrutura tornou-se um marco para a economia de Mato Grosso, facilitando a entrada de mercadorias e a expansão do comércio local. Teve ainda um importante papel para a comunidade do Coxipó, sendo a principal ligação à área urbana.

Além disso, a estrutura carrega consigo um valor arquitetônico, já que, com uma estrutura metálica importada da Europa, sua construção foi baseada nos padrões da Torre Eiffel, na França. Em 1995 a ponte foi derrubada por uma enchente e novamente entregue à população em 2009, depois de passar por um completo processo de restauração.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image