15 de Março de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020, 08:57 - A | A

Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020, 08h:57 - A | A

PRIORIDADE

Governo de MT investiu R$ 30 milhões no Corpo de Bombeiros em 2 anos

Redação

O Governo de Mato Grosso já investiu R$ 30 milhões em equipamentos de prevenção e combate a incêndios, viaturas e capacitação dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militares do Estado. Os recursos possibilitaram, por exemplo, a ação rápida da corporação no combate ao incêndio na loja atacadista Realmat, em Cuiabá, no fim de semana.

O comandante do 1º Batalhão do Bombeiros, tenente-coronel Wendell Carlos, destacou que os investimentos na corporação são a prioridade do atual Governo para reforçar o trabalho de combate e prevenção a desastres nas áreas urbanas e rurais.

“Não há falta de equipamentos para os bombeiros. Na situação do incêndio na Realmat, o aparato foi muito grande, com 10 viaturas, caminhão com escada Magirus, caminhões-tanque e pipa, tivemos ainda o apoio de outras instituições. Trinta e sete militares atuaram no combate”, explicou Wendell.

De acordo com o Comando do Corpo de Bombeiros Militar, o trabalho de rescaldo continua sendo feito no local. Agentes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) estão investigando as causas que motivaram o incêndio no comércio.

O caso

O CBMMT foi acionado na noite de sábado (05.12), por volta das 21h30, para combate a incêndio de grandes proporções na empresa Realmat, no bairro Porto, em Cuiabá.

A primeira equipe a chegar ao local deparou-se com um incêndio de grande vulto, com alta carga de incêndio e rápida propagação, sendo necessário o acionamento das demais equipes da área de Cuiabá e Várzea Grande.

No local foram tomadas as medidas protocolares, como o desligamento da rede de energia, o isolamento do local, a retira de botijões de gás, e especialmente a evacuação dos animais de uma clínica veterinária que fica ao lado da edificação incendiada.

Durante o exaustivo combate, um dos bombeiros que estava atuando no ataque defensivo da clínica veterinária acabou tendo um mal súbito e foi encaminhado para uma unidade de atendimento e, depois de medicado retornou para ajudar no combate.

Em pouco tempo, o incêndio tomou todo o estabelecimento da REALMAT, mesmo com o rápido tempo-resposta de 13 minutos e ocasionou o desabamento de parte de sua estrutura, fato que resultou no ferimento de dois bombeiros militares que foram prontamente atendidos por seus companheiros e encaminhados ao atendimento médico pelo SAMU. Ambos estão bem e já receberam alta médica.

O trabalho das equipes se estendeu por toda a madrugada, e apesar do grande número de materiais combustíveis e inflamáveis que havia dentro da edificação sinistrada, o Corpo de Bombeiros evitou que o incêndio passasse para o restaurante Café do Porto, para a Clínica Veterinária São Lázaro e para o setor comercial da Ciclo Ribeiro.

Para manter água na ponta de combate a todo o momento, foram necessários cerca de 230 mil litros água, fornecidos pelos caminhões de combate a incêndio e caminhões pipas da prefeitura municipal de Cuiabá, Águas Cuiabá, Rota do Oeste, Defesa Civil e outros disponibilizados por particulares.

Ao todo, 37 bombeiros militares de serviço e de folga foram acionados através do plano de chamada para auxiliar nos trabalhos. Nove viaturas foram empenhadas para o atendimento, entre Auto Escada Mecânica, Auto Bomba Tanque e Auto Rápido.

A Defesa Civil Municipal também esteve presente para realizar uma vistoria estrutural da área afetada e dos prédios vizinhos.

A atividade de rescaldo foi iniciada após a extinção do incêndio, por volta das 9hs da manhã, visando constatar a existência de novos focos de incêndio sobre os escombros, a fim de extingui-los.

Há equipes realizando o monitoramento do local para atuar em caso de possíveis reignições.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image