30 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020, 14:02 - A | A

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020, 14h:02 - A | A

APRENDIZAGEM

“Educação não pode deixar de ser prioridade mesmo em tempo de pandemia”, afirma psicopedagoga

Redação

Em meio ao cenário incerto provocado pela pandemia, a educação não pode deixar de ser prioridade. É o que afirma a psicopedagoga Ivete Barros, para quem as crianças estão sendo a principal geração afetada por este período nebuloso.

“A educação, principalmente, na primeira infância é uma importante ferramenta de construção de valores e permite que as crianças além de terem acesso ao conhecimento próprio do processo de aprendizagem, criam referências, socializam-se e passam a se conectar com o sentimento de pertença à comunidade. Por isso, educação não pode, jamais, deixar de ser prioridade”, explica Ivete.

Quanto ao estudo presencial, Ivete conta que em sua experiência como diretora do Educandário Jardim das Goiabeiras (@educandariogoiabeiras), em Cuiabá, pode perceber que os protocolos de segurança, alinhados à colaboração de pais e à comunidade escolar, gerou resultados positivos, mesmo diante de um cenário de crise provocado pela pandemia.

“No retorno das aulas presenciais, adotamos todas as medidas de biossegurança orientadas para o ambiente escolar. Entre as medidas, instalamos uma câmera de desinfecção na porta do educandário para garantir que alunos, professores, colaboradores, pais e visitantes pudessem adentrar ao ambiente de forma segura”, explica.

Em razão das medidas adotadas, o educandário iniciará o ano letivo 2021, em 4 de janeiro, de forma presencial, com os alunos de 2 a 5 anos de idade estudando sem a necessidade de escalas.

Educação lúdica e difusa

Ivete enfatiza que o ambiente escolar precisa oferecer o máximo de estímulos que permitam às crianças experiências de aprendizagem que fujam do convencional lápis e papel.

“No Jardim das Goiabeiras, por exemplo, temos uma fazendinha com criação de pequenos animais – coelhos, pintinhos, patos e tartarugas – horta sustentável e parque de areia, que proporcionam educação ambiental. Também temos uma sala multifuncional onde são ministradas aulas de balé, música e argila”.

O educandário faz parte do Sistema Maxi de Ensino e oferece espaço como berçário completo, salas climatizadas, sala para filmes e descanso, campinho de futebol e pista de educação de trânsito, além de contar com equipe de pedagogos especialistas em Educação Infantil, bióloga, nutricionista, enfermeira e auxiliares.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image