Mais de 60 policiais rodoviários federais cortaram os cabelos para apoiar as crianças do Hospital de Câncer de Mato Grosso, em Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (22). As mulheres cortaram a maior parte do cabelo para confecção de perucas às crianças. Já os homens, em ato simbólico, rasparam a cabeça.
A campanha acontece todos os anos, desde 2015, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.
Além do corte, foram distribuídos lenços, como símbolo da campanha, alimentos, passeio pela cidade com as crianças em tratamento contra o câncer, entrega de fotos, entre outras atividades.
O objetivo, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), é proporcionar às crianças um momento de descontração e apoiá-los no tratamento.
“É uma forma de celebrar a vida e mostrar que eles [pacientes] têm apoio da população. A perda do cabelo é decorrência do tratamento, então queremos mostrar que eles são fortes e que têm condições de enfrentar o tratamento”, ressaltou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da PRF, Álvaro Daniel de Souza.
Segundo Álvaro, a maioria das mulheres da PRF deixam os cabelos crescerem durante o ano para conseguirem doar uma boa quantidade para a confecção de perucas.
Como complemento da ação, os policiais arrecadaram alimentos que normalmente são consumidos pelas crianças durante o tratamento.
“No ano passado, arrecadamos 34 toneladas de alimentos e itens de higiene. Neste ano, ainda não fizemos a contagem, mas trabalhamos para superar esse número”, disse.