09 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

VARIEDADES Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 13:09 - A | A

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 13h:09 - A | A

PREMIADA

Pianista premiada e membro da Academia Brasileira de Música se apresenta em Cuiabá

Olhar Conceito

A ‘dama do piano brasileiro’, Eudóxia de Barros, se apresenta em Cuiabá na próxima segunda-feira (25), em um recital com entrada gratuita que acontece no Templo da Igreja Presbiteriana de Cuiabá, às 20 horas. No repertório da temporada 2019 da pianista estão Villa Lobos, Ravel, Osvaldo Lacerda, Gottschalk, dentre outros.

 
 




O evento é uma realização Academia de Música Ernesto Nazareth. Dona de um extenso e premiado currículo, Eudóxia já foi agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros.

Ela se destaca no cenário musical brasileiro principalmente por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros. Assim, mesmo as cidades mais longínquas e pequenas têm a oportunidade de apreciar seu repertório.

 



Em sua carreira, a pianista já interpretou de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin, e muitas das interpretações foram registradas em CDs e DVD.

Em 1989, Eudóxia foi eleita membro da Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira nº 14 do patrono Elias Álvares Lobo. Ela é, ainda, co-fundadora e presidente do Centro de Música Brasileira, entidade que se ocupa na defesa e na difusão da música erudita brasileira e que existe desde 1984, e também autora do livro "Técnica Pianística" publicado pela Editora Ricordi/Musicalia, já em sua 2ª edição.

Ao longo de sua carreira, Eudóxia lançou trinta e um LPs, quinze CDs e dois DVDs. Foi também convidada pela Comunicação Edições Paulinas (COMEP) a gravar a obra integral para piano do compositor paulista Osvaldo Lacerda, gravação que começou em Outubro de 2015 e que partilhou com mais seis pianistas escolhidos por ela e que também sempre tocaram obras do compositor. O lançamento dessa coleção aconteceu em 23 de Setembro de 2017, em São Paulo, no mesmo ano em que o compositor completaria 90 anos.

A pianista ganhou muitos prêmios, inclusive um "Disco de Ouro" em 1975. Eudóxia lançou ainda o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda, realizado em dezembro de 2015 em São Paulo.

Serviço

Recital de piano com Eudóxia de Barros
Data: Segunda-feira, 25 de novembro
Local: Templo da Igreja Presbiteriana de Cuiabá (Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 605)
Horário: 20 horas
Entrada franca

 
 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image