O Coral e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se apresentam juntos no 'Concerto Especial de Aniversário', nesta terça-feira (10), no teatro da universidade, em Cuiabá, às 20h.
Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos duas horas antes na bilheteria do local.
Para o maestro Fabrício Carvalho a união entre os dois grupos é uma formação nobre na música sinfônica, pois dá vazão a uma construção textual que une a música instrumental e vocal.
Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) — Foto: Facebook/Reprodução
Além do Coral e da Orquestra, a comemoração dos 49 anos da universidade terá a presença da soprano Iasmin Medeiros, o barítono Talles Matos, a mezzo soprano Helen Luce Campos e o cineasta Luiz Marchetti.
Segundo a UFMT, o concerto será aberto por 'Carmina Burana', de Carl Orff, regido por Dorit Kolling. O repertório segue com 'Magnificat-Alleluia', peça sacra de Heitor Villa-Lobos, composta em 1958 em homenagem ao Papa Pio XII.
Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se apresenta em Cuiabá — Foto: Assessoria
Em seguida, será apresentado ' Terras de Manirema', música de Ronaldo Miranda e texto de Orlando Codá, retrata um ambiente paradisíaco e lúdico, com todas as características conservadas, mas que sucumbe ao desregramento do uso e acaba por não existir mais.
O espetáculo será encerrado por 'Cantata de Natal', de Ricardo Tacuchian, na qual o autor procurou criar um clima de Natal fluminense e carioca, com as lapinhas que interpretam o sentimento do catolicismo popular do Rio de Janeiro, sem perder o caráter universal da festa.