Regina Botelho
Da Redação Uma oportunidade de conversar com os homens sobre a importância de cuidar da saúde. Esse é o objetivo da Campanha Novembro Azul que é voltada para os cuidados com a saúde dos homens. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que um em cada seis homens desenvolverá este tipo de câncer durante a vida. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens no Brasil. Somente para este ano, são estimados 68,2 mil novos casos de câncer de próstata, de acordo com o Inca. A cada dia, 42 homens morrem em decorrência deste tipo de câncer, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Datasus (2017).
De acordo com o urologista Newton Tafuri, a campanha de prevenção ao câncer de próstata é importante, pois ela tem efeito prático. O especialista percebe que durante o Novembro Azul cresce a procura dos homens para fazer o exame tanto na rede pública como privada. “A campanha cumpre seu papel, que é de conscientizar, chamar os homens e tentar quebrar os tabus para que eles possam fazer os exames”, frisa. Tarufi explica ainda que a preconização hoje é que os todos os homens a partir dos 50 anos, devem fazer a consulta com o urologista, passar pelo exame físico e se solicitados fazer os exames complementares que geralmente é o de sangue. “O maior desafio no caso da rede pública, é prover os meios para que depois do primeiro atendimento, da consulta e caso surgem casos suspeitos o atendimento seja mais rápido.
Pois existe um funil que compreende a questão de biopsias, exames mais complexos, as próprias cirurgias de tratamento e essa questão é limitada, acabam não atendendo como deveriam e isso acaba gerando fila”, afirma o urologista”. Levantamento parcial feito pelo Hospital do Câncer de Mato Grosso até dia 05 de novembro foram diagnosticados 405 casos de câncer de próstata. No ano passado a maior unidade de referência ao tratamento de câncer em Mato Grosso, fechou 2018 com 380 casos. Além do câncer, a próstata pode ser afetada por outras duas doenças: a prostatite (inflamação) e a hiperplasia (aumento) prostática benigna (HPB). Estas três enfermidades podem ser diagnosticadas com o exame de toque retal e a dosagem do PSA no sangue. A partir dos 50 anos, os homens devem se consultar anualmente com um urologista. Mas aqueles que têm casos de câncer de próstata em parentes próximos (pai, irmãos ou tios) precisam procurar atendimento com um especialista aos 45 anos, porque fazem parte do grupo de risco, assim como os negros, que, segundo estudos, são mais propensos a desenvolver esse tipo de câncer mais cedo. Assim como o Outubro Rosa, durante o mês de novembro, por todo o Brasil são promovidos inúmeros eventos, como iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações em locais de grande circulação de pessoas como estradas, estádios e autódromos e apoios de instituições e personalidades lembram a importância da realização de exames preventivos.
Câncer de Próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer causador de morte em homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pulmão. O Instituto Nacional do Câncer estima em 68.200 os novos casos da doença em 2018, o que corresponde a 66 novos casos a cada 100 mil homens. De acordo com recente estudo do Centro de Epidemiologia da Universidade de São Paulo (USP), com dados de 11 grandes centros no país, a doença disparou no Brasil em 414% entre 1990 e 2013. A prevenção ao câncer de próstata é envolta em grande preconceito por parte do público masculino, que ainda reluta em fazer os exames preventivos. Os médicos alertam que exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença seja descoberta no estágio inicial e assim a chance de cura seja maior. No estágio inicial este tipo de câncer não provoca sintomas, os sinais só surgem quando a doença está em estágio avançado.
Sintomas D
dificuldade, ardor ou vontade frequente de urinar, sensação de que a bexiga ainda está cheia mesmo após urinar; urina escura devido à presença de sangue; dificuldade de ereção, dor ao ejacular e sêmen escurecido. A qualquer um destes sintomas procure um médico e inicie os exames preventivos aos 50 anos.
Novembro Azul
O movimento internacional “Novembro Azul” foi criado com base no Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, com o objetivo de incentivar o público masculino a fazer exames preventivos e cuidar da saúde. Realizada em todo o mundo, a campanha tem ajudado a diminuir os números de mortes causados por este tipo de câncer. Quando mais cedo verificado, mais chance de cura o portador da doença terá. O câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina do país, depois do câncer de pele. Apesar de ser uma doença considerada grave, há cura para cerca de 90% dos casos, desde que diagnosticados de maneira precoce.