Nesta quinta feira, o vereador Zidiel Coutinho (PV) apresentou projeto de lei que garante passe livre para gestantes. As mulheres atendidas pela rede pública de saúde terão direito a passe livre durante o período da gravidez. A medida visa a humanização da assistência a saúde.
Segundo o vereador, as elevadas taxas de mortalidade materna e perinatal inspiraram este projeto de lei. Em síntese, o beneficio real é garantir mecanismo de transporte para acesso aos direitos de pré-natal e período pós-parto, amparando as gestantes de Cuiabá, que por dificuldades socioeconômicas, deixam eventualmente de fazer as consultas corretamente.
“Muitas vezes as mulheres perdem suas consultas por não terem condições financeiras de pagar o transporte, isso pode implicar a qualidade da assistência pré-natal. Temos que garantir a humanização da saúde a essas guerreiras, que infelizmente vivem em condições de vulnerabilidade socioeconômica”, justifica o autor do projeto.
Zidiel Coutinho está a dois meses ocupando a vaga do vereador Justino Malheiros, que se afastou para cuidados da saúde. Em pouco tempo, ele apresentou diversos projetos de interesse popular.
Dentre eles, os que mais se destacaram foram o de implantação de energia solar nos prédios públicos de Cuiabá, de combate a depressão e suicídio nas escolas municipais e as armadilhas de resíduos para o rio Cuiabá.