06 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 07:11 - A | A

Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 07h:11 - A | A

EVENTO

Hospital e Maternidade Femina realiza 1ª Feira de Segurança do Paciente

Evento pioneiro promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente busca garantir assistência livre de danos aos pacientes

Redação

O Hospital e Maternidade Femina realizou nos dias 16 e 17 de abril a 1ª Feira de Segurança do Paciente, iniciativa promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da instituição. O evento aconteceu nas dependências do hospital, com o objetivo de promover uma gestão de riscos eficaz, cuidados seguros e assistência livre de danos aos pacientes atendidos pela instituição.

Durante a feira, os visitantes tiveram acesso a uma série de atividades e exposições de ações realizadas pelo NSP, bem como os seis protocolos de segurança do paciente implementados no hospital pelo núcleo.

Foram realizadas orientações técnicas e uma exposição ilustrativa sobre a prática e execução dos protocolos, incluindo banners explicativos, demonstrações de impressos e formulários de avaliação de riscos, além de materiais informativos sobre prevenção de quedas, lesões por pressão, higiene das mãos, cirurgia segura e descarte adequado de resíduos de saúde.

A enfermeira Elizana Rodrigues, presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital e Maternidade Femina, ressalta a importância dessas medidas e destaca que os protocolos de segurança do paciente implementados no hospital estão alinhados com as seis metas internacionais e prioritárias da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Entre essas metas estão a identificação correta do paciente, a melhoria na comunicação entre os profissionais de saúde, o aprimoramento da segurança na prescrição e administração de medicamentos, garantia de cirurgias seguras, prática de higienização das mãos e redução do risco de quedas e lesões por pressão”, explicou.

Além de promover a cultura de segurança entre profissionais de saúde, usuários, pacientes, familiares e acompanhantes, a feira integra os eventos da ‘Campanha Abril pela Segurança do Paciente’, promovida pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), iniciativa do Ministério da Saúde que busca fortalecer as práticas de segurança em instituições de saúde de todo o país.

Sobre a Femina

O Hospital e Maternidade Femina atua há mais de 40 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image