23 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 13:54 - A | A

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 13h:54 - A | A

OBRAS PARADAS

Após 34 anos, governo deverá retomar obra do Hospital Central de Cuiabá

Olhar Direto

O governador Mauro Mendes (DEM) sinalizou, durante encontro com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que o Estado deverá retomar as obras do Hospital Central de Cuiabá, que estão paralisadas há 34 anos. O chefe do Executivo ainda aproveitou para destacar as licitações para a reforma de quatro hospitais regionais.

 


Atualmente, os hospitais Júlio Muller e Central estão com obras paralisadas na Capital. Porém, o governador ressaltou que a equipe técnica já trabalha para apresentar uma proposta de solução para essa duas unidades.
 
“Isso é uma vergonha para todos nós. Passaram-se diversas gestões e esse problema está parado há anos. No caso do Hospital Central são 34 anos”, ressaltou Mauro Mendes.

​Iniciada em 1984, no governo Júlio Campos (DEM), com previsão de aproximadamente 300 leitos, a obra do antigo Hospital Central está abandonada há cerca de 30 anos e já passou por sucessivas batalhas judiciais. Quando foi lançado, o Hospital já tinha o objetivo de desafogar o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, situação que somente se agravou nas últimas décadas, com o aumento da demanda.
 
Durante a reunião com a comissão, Mauro apresentou os avanços no setor, já realizados pela atual gestão. Ele também recebeu um relatório feito pelos deputados, que traz uma análise da situação da saúde pública do Estado.
 
Entre os pontos destacado por pelo governador, nos quais ocorreram avanços, estão as licitações para a reforma de quatro hospitais regionais, os projetos em andamento para solucionar a situação de duas unidades hospitalares que estão com obras paralisadas em Cuiabá e o repasse em dia dos recursos para as prefeituras.
 
Mendes citou que a Secretaria de Estado de Saúde já começou a reforma do Hospital Metropolitano de Várzea Grande e que, nos Hospitais Regionais de Sinop e Rondonópolis, as empresas que irão realizar as obras de reforma já se apresentaram.
 
Quanto ao Hospital Regional de Sorriso, o governador mencionou que o processo licitatório para a contratação da empresa já teve início.

 


 
O presidente da Comissão de Saúde, Paulo Araújo, destacou ao governador os pontos que precisam melhorar e avançar no setor.
 
De acordo com o deputado, as 13 visitas técnicas que foram realizadas em unidades do interior e também da capital apontaram que há uma desigualdade na distribuição dos serviços de saúde pública.
 
Segundo ele, as regiões Sul e Norte são as que melhor estão atendidas, além de Cuiabá. Araújo também ponderou que apesar da situação ainda não ser a ideal, os avanços estão acontecendo.
 
“O nosso relatório aponta que o Estado precisa trabalhar para melhorar a distribuição de serviços de forma mais equitativa”, frisou.
 

 


A reunião com o governador também contou com a participação dos deputados Dr. João, Dr. Eugênio, Dr. Gimenez, Silvio Favero, Delegado Claudinei, Valdir Barranco, Dilmar Dal’Bosco, Sebastião Resende e Thiago Silva.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image