05 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 08:54 - A | A

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 08h:54 - A | A

ABRIL MARROM

Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira

Redação

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) convidou o médico oftalmologista, Dr Elmer Salviano, para a Tribuna Livre da Sessão Ordinária desta terça (23) com o intuito de conscientizar a sociedade cuiabana sobre a cegueira. No mês dedicado à temática - Abril Marrom - o médico aproveitou o espaço para expor dados e alertar a população de Cuiabá.

“Cerca de 80% dos pacientes que são cegos poderiam não estar cegos, eles são classificados como cegueira evitável. Se a gente conseguisse melhorar nosso tema de saúde pública, os pacientes não acabariam ficando cegos pela demora. A gente precisa como sociedade se organizar para trazer um melhor atendimento, um melhor tratamento para a população”, relatou o médico oftalmologista à imprensa.

Segundo o Dr Elmer, o primeiro passo para a prevenção da cegueira é a informação: “O paciente muitas vezes acaba perdendo a visão por não ter noção que ele tem consultar um oftalmologista. Doenças simples e comuns, como catarata, como glaucoma, como lesão do diabetes, poderiam ser controladas e evitadas com uma simples consulta rotineira ao oftalmologista. Às vezes, o paciente acaba chegando num estágio extremamente avançado da doença, que aí a reversão já é muito difícil”.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Requerida pela vereadora Maysa, presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência, esse é um assunto de suma importância: “Saber que 80% das condições de cegueira poderiam ser evitadas pelo poder público é algo que nos move a trazer informação e também a provocar o Poder Executivo. Nós vamos trabalhar para levar essas informações e essas mudanças para dentro das nossas unidades e estimular políticas públicas que levem informação onde as pessoas estão” relatou a parlamentar.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image