O vereador Calistro Lemes do Nascimento, o Jânio Calistro (PSD), foi preso na manhã desta quinta-feira (19) na operação 'Cleanup', realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
A operação mira em um grupo de traficantes que atuava em Várzea Grande.
De acordo com a DRE, a operação, além da prisão do vereador, também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra ele. A investigação policial descobriu que Calistro está associado a um grupo de traficantes que agia na região.
O vereador, inclusive, orientava algumas compras e vendas de drogas para os traficantes. A polícia não informou se ele confessou ou negou a participação dele.
A Câmara de Várzea Grande ainda não se posicionou sobre a prisão do vereador.
Policial civil aposentado, Calistro foi já foi detido em 2018 por estar armado em um bar.
Cinquenta e seis ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar, devem ser cumpridos na operação.
A operação
As ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam principalmente no município.
Segundo o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, as investigações iniciaram em virtude de uma denúncia anônima recebida pela DRE, a qual foi verificada a atuação de um extenso grupo de traficantes atuante na cidade de Várzea Grande.
O trabalho investigativo durou cerca de 70 dias e permitiu identificar diversas pessoas associadas para o tráfico, sendo realizadas as prisões em flagrante de 6 pessoas e apreensão de grande quantidade de drogas em posse dos presos.