25 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019, 14:05 - A | A

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019, 14h:05 - A | A

INFORMAÇÃO

TJ dá 10 dias para Botelho, líder do governo e PGE prestarem informações sobre aumento da alíquota da previdência

Olhar Direto

A desembargadora Maria Erotides, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), deu prazo de 10 dias para que o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (DEM), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Dilmar Dal Bosco (DEM), e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) prestem informações sobre o projeto que aumenta a alíquota da previdência de Mato Grosso. A determinação consta em mandado de segurança do deputado estadual Lúdio Cabral.
 


“Entendo imprescindíveis a manifestação prévia das informações das autoridades indigitadas coatoras, razão pela postergo a análise da liminar para após a vinda das informações”, afirmou a desembargadora.
 
Pedido liminar do petista tenta suspender a tramitação do Projeto de Lei Complementar 96/2019, proposto pelo governo de Mato Grosso, que aumenta a alíquota da previdência dos servidores estaduais de 11% para 14%.
 
O deputado aponta que o projeto é inconstitucional por prever a cobrança de previdência de todos os aposentados e pensionistas.

Na ação, os advogados argumentam que o projeto do governo de Mato Grosso fere cláusulas pétreas da Constituição Federal, pois viola o princípio da solidariedade das contribuições e não trata com igualdade os inativos da previdência estadual e os inativos da iniciativa privada.
 


Após as respostas, Maria Erotides examinará o requerimento liminar.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image