Guilherme Oliveira (UNIÃO), 33 anos, natural do interior de São Paulo, mora em Cuiabá há oito anos. Seu pai mudou-se para cá há 25 anos e o irmão, cuiabano, constituiu a família aqui, por isso ele passava as férias na capital mato-grossense e se encantou tanto pela calorosa que se estabeleceu. Conhecido por diversas lideranças no esporte amador em Cuiabá, fará sua primeira disputa pelo cargo de vereador em 2024. Era chefe de gabinete do Deputado Estadual, Doutor João (MDB), e atuou com ele nas duas últimas campanhas do Doutor, mas resolveu, este ano, sair dos bastidores e colocar seu nome totalmente à disposição.
Centro Oeste Popular - Qual foi o maior motivo para concorrer nesta eleição para vereador?
Guilherme Oliveira - Já viemos desenvolvendo esse trabalho com o deputado. Eu era chefe de gabinete dele e a gente atende muito a população lá na Assembleia, o que foi angariando uma série de reclamações da população, na questão de saúde, na educação, na infraestrutura da cidade. A cidade estava abandonada. Então, assim, isso foi trazendo motivação para que a gente querer ajudar a população. Com essa expertise que a gente tem na Assembleia, queremos trazer essa bagagem técnica para ajudar com uma câmara municipal realmente preparada.
Centro Oeste Popular - Levando em conta eventos como a grande parte de vereadores ausentes em assembleia, como você analisa o cenário político cuiabano?
Guilherme Oliveira - A gestão municipal hoje é muito falha. A gente não precisa nem entrar nesses métodos de quantos secretários foram processados, todas as contas reprovadas.Então, assim, a Câmara Municipal hoje é bem fraca, não generalizo, tem bons nomes, mas eu vejo ela muito omissa, tanto que não atuou, foi conivente com a gestão. Então, se Cuiabá hoje está abandonada, está com muitos déficits, tem participação da Câmara Municipal, sim, por ser omissa e não ter feito o embate necessário, não trazer o recurso, não fiscalizar a aplicação, por isso temos que fazer uma renovação e trazer gente técnica, nova, na Câmara Municipal para dar essa oxigenada e realmente por gente com eficiência nela.
Centro Oeste Popular - Especificamente a gestão de Emanuel Pinheiro, examinando as mais de vinte investigações e a sua própria visão, como você analisa? Se o senhor pudesse validar em números de 0 a 10, por exemplo.
Guilherme Oliveira - A gestão, eu acho que 0. Não tem como dar nota para uma gestão que você tem um bilhão de reais de conta reprovada. Você vê que as filas de atendimento do SUS são inegáveis, quando a gente chegou a óbito por não atendimento, por falta de atendimento. Você anda na cidade, vê a cidade inteira esburacada, quem é morador de Cuiabá sabe o que eu estou falando. Não é um lugar pontual, é na cidade toda. Então assim, a gente precisa de uma gestão nova urgente.
Centro Oeste Popular - Qual será seu diferencial e principal bandeira nesta campanha?
Guilherme Oliveira - Já viemos atuando muito forte na área do esporte, principalmente com o futebol amador. Eu sou um grande entusiasta do futebol amador aqui em Cuiabá, tem o doutor João também, então o deputado ajudou muito a fomentar isso dentro da cidade. Queremos dar continuidade a isso, trazer recursos para ser aplicado na saúde, para ser aplicado na infraestrutura, então assim, eu sempre falo que a bandeira maior vai ser a bagagem técnica, que a gente sabe o que deve ser feito, como fazer, com quem a gente tenha dentro do governo do Estado, do governo federal, buscar recursos, para que a gente aplique nas áreas deficitárias da cidade.
Centro Oeste Popular - Como decidiu pela filiação no partido?
Guilherme Oliveira - Decidi pelo convite primeiro que me foi feito, pelo secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia, pela deputada federal Gisela Simona, que é presidente municipal do partido. E por estar alinhado junto ao nosso presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, que é pré-candidato à prefeitura, a gente já faz um trabalho junto na Assembleia, então eu conheço o trabalho dele, e isso me motivou muito para participar desse grupo. Fora isso também, União Brasil é o partido do nosso governador, que é quem eu tive muito contato e participei do grupo do governo, que a gente conseguiu aplicar muitos recursos, renovar mesmo a infraestrutura do Estado, então isso ajudou a gente a expandir tudo que a gente precisava no Mato Grosso. Essa base técnica, esse jeito de trabalhar técnico que me motivou para o União Brasil, esse grupo que eu pertenço, deste grupo que eu quero fazer parte.
Centro Oeste Popular - Quais serão seus projetos caso vença a eleição, alguma área será destacada?
Guilherme Oliveira - Temos diversos projetos na cabeça, mas assim, o mais específico é ajudar o esporte, então eu quero tentar conseguir criar um convênio da Secretaria de Esporte que incentive o futebol amador, que seja uma aplicação recorrente, não seja esporádico, que o futebol amador hoje não dependa só de emenda parlamentar, mas que tenha incentivo da Secretaria para isso. A gente tem que entender quais vão ser as necessidades, como vamos pegar essa gestão, mas a proposta maior é estar do lado do próximo prefeito para ajudá-lo, porque não vai ser fácil pegar uma cidade sucumbindo de dinheiro, então teremos que buscar recursos primeiro para depois falarmos de projetos para a aplicação deles. Porque não tem dinheiro, a cidade hoje está quebrada, para poder começar a ter um projeto de lei ou tentar fazer algum incentivo no quesito de investimento, nós precisamos primeiro recuperar a casa, recuperar a Cuiabá, trazer recursos, seja federal, ou estadual, para que possamos começar a aplicar nas áreas deficitárias.
Centro Oeste Popular - Sua campanha será baseada em veículos de comunicação ou presencialmente no conhecido “boca a boca”?
Guilherme Oliveira - Já temos uma certa expertise no quesito de campanha, então atuamos nas redes sociais, mostrando o nosso trabalho, a nossa parte técnica e atuamos nos bairros também. Temos diversos apoiadores hoje nos bairros de Cuiabá, que nos prestigiam, principalmente oriundos do futebol amador, que abriu muito a minha entrada nos bairros, em estar junto com a população, e nisso fui angariando apoiadores por diversos locais da cidade.
Centro Oeste Popular - Tendo em consideração todo o exposto, na sua opinião, qual a mudança primordial que Cuiabá precisa ter?
Guilherme Oliveira - A gestão. Na minha opinião, precisa de uma gestão técnica realmente eficaz para tirar Cuiabá do buraco.