Em sua fala nesta terça-feira (10) durante balanço do primeiro ano da gestão Mauro Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, destacou o nível de transparência do governo, que tem compartilhado as informações prestando contas à sociedade. “As pessoas estão preocupadas com sua necessidade, com os filhos que estão na escola, com o problema da saúde. As pessoas só vão entender o que nós estamos fazendo e valorizar o que estamos fazendo na hora que todos compartilharem estas informações”, disse Carvalho.
A fala do secretário ocorreu antes do almoço realizado no Palácio Paiaguás, em encontro no qual Mauro Mendes e os secretários Mauro Carvalho e Rogério Gallo (Fazenda) fizeram um balanço das ações do governo neste primeiro ano e do qual participaram secretários, deputados estaduais, empresários da Comunicação, além de servidores. “Temos que saber o que a sociedade pensa, o que o mato-grossense pensa da gente e essa forma de pensar todos nós somos os responsáveis por isso, porque somos os líderes desta gestão”, disse Mauro Carvalho, se dirigindo aos demais colegas secretários. Para ele, o grande responsável pelo sucesso da equipe é o governador Mauro Mendes, que lidera o grupo, e soube escolher os membros do seu governo.
“São formadores de opinião [os secretários], engajados, comprometidos e nós temos que ressaltar aqui, governador, o senhor vai terminar o ano sem nenhuma mudança nesta equipe. Isso aí é muito raro de acontecer. Nós não tivemos nenhuma alteração na equipe de trabalho do governador Mauro Mendes. Mas o que é isso? Isso é a liderança dele na escolha das pessoas, a formação de equipe é que vai fazer a diferença nesta gestão”, ressaltou, enfatizando que os gestores estão colhendo os frutos dos resultados que cada um está entregando.
Conforme Carvalho, desde o primeiro dia de gestão o governo tem sido transparente, relatando o que está sendo feito seja na área da Fazenda, na Segurança, com a reformulação na área da Saúde, infraestrutura. “O tempo todo nós estamos compartilhando com todos. Agora, o sucesso disso é quando toda a sociedade entender realmente de norte a sul de leste a oeste aquilo que nós estamos fazendo”.
Carvalho destacou que várias medidas foram tomadas este ano, consideradas como ajustes fundamentais para a continuidade desta gestão. “O que aconteceu neste ano de 2019 é o que vai trazer o sucesso para 2020, 2021 e 2022. Logicamente todas estas medidas foram feitas por gente, feitas por vocês, que são servidores do Estado, nós estamos aqui de passagem”, afirmou.
Ao relembrar o início do atual governo, devendo para mais de 11 mil fornecedores, com déficit de R$ 3,5 bilhões, salários e décimo terceiro dos servidores atrasados, Carvalho disse que graças as medidas tomadas o ano de 2019 está sendo encerrado de maneira muito diferente. “Com todas as dificuldades, imagina como vai ser o ano de 2020. Vai ser muito melhor e logicamente contando sempre com o apoio da Assembleia Legislativa”, disse, se referindo ao apoio do Legislativo na aprovação de mensagens do governo, que, segundo ele, tiveram sempre por objetivo o benefício da população.
Os bons resultados obtidos pelo governo, na avaliação de Carvalho, se devem também ao relacionamento do Executivo com os demais poderes. “É desta forma com o Tribunal de Justiça, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas. Até hoje a relação do Executivo com todos os poderes constituídos é a melhor possível, é lógico que respeitando a isonomia, a independência de cada um deles. É isso que tem gerado todos os resultados”, avaliou.