15 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 13 de Agosto de 2024, 11:00 - A | A

Terça-feira, 13 de Agosto de 2024, 11h:00 - A | A

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

Renovação com Experiência: Pré-candidato a vereador defende educação e inclusão ao trabalho como soluções para mudança expressiva em Cuiabá

Professor Caiubi expõe sua trajetória de vida acadêmica e discute sobre futuros projetos no cenário político atual caso for eleito

Redação

Em sua primeira disputa para vereador da capital, a outra sendo como deputado federal, o Professor Doutor Caiubi Kuhn (PDT) trabalhou desde os cinco anos de idade. Natural de Chapada dos Guimarães, mudou-se para a metrópole aos 14 anos para estudar, sem suporte familiar,  por razões financeiras, e conquistou o cargo de professor doutor na Universidade Federal de Mato Grosso, por duas grandes instituições. Entende, dessa forma, como uma obrigação moral tentar auxiliar que seja possível construir um caminho para mais pessoas por meio do ensino qualificado. Começou a participar da política desde os 11 anos, quando movimentou a fundação do Grêmio estudantil na escola em que estudava, hoje enquanto cidadão, pesquisador e membro de entidades da sociedade civil, discute a área tanto no estado como no país.

No ano de 2014, recebeu quase cinco mil votos no Mato Grosso e mais de mil e oitocentos na capital, o que para ele foi um resultado muito bom aos 24 anos na época, estava no início de sua jornada profissional, uma experiência com resultado expressivo para alguém sem aporte de investimentos. Mas, depois acabou não dando continuidade e saindo em outras eleições porque achou importante organizar a vida naquele momento, na sequência retomou ao concluir o doutorado recentemente, há quase nove anos como professor na universidade compreendeu que era o momento de retomar a disputa política.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Filiado ao PDT há quase quinze anos, escolheu o partido pela sintonia com o que defende, educação e trabalho, como uma forma de mudar a sociedade por meio da qualificação. Segundo o geólogo, o Partido Democrático Trabalhista historicamente tem bandeiras com Leonel Brizola e Darcy Ribeiro que trazem compromisso pelo fortalecimento dessas áreas, além de acesso à renda e dignidade das pessoas por meio da inclusão no mundo trabalhista. 

Com uma trajetória marcada pela superação pessoal e profissional, ele enfatiza que sua candidatura representa uma renovação com experiência, combinando vivência social e técnica. A educação, qualificação e o trabalho são apontados como suas principais bandeiras, que ele acredita serem fundamentais para a transformação da sociedade cuiabana.

Caiubi analisa o cenário político da capital observando que um dos papéis fundamentais dos vereadores é a fiscalização, especialmente na aplicação de recursos públicos. Ele expressa preocupação com a ausência de muitos vereadores em assembleias e reforça a necessidade de o parlamento acompanhar de perto as ações do executivo.

"Na área da saúde, por exemplo, tanto a prefeitura quanto o governo do estado foram alvos de operações policiais no último ano. Defendo que as investigações sejam rigorosas e, caso seja comprovado qualquer crime, que os culpados sejam punidos. No entanto, acredito que a existência dessas investigações não podem ser usadas como desculpa para que o governo do estado deixe de investir em Cuiabá, especialmente na saúde, que é uma obrigação.", afirma.

Ele ressalta que a população precisa contar com o apoio e investimento da prefeitura, do governo estadual e do governo federal em diversas áreas, como saúde, asfaltamento e educação. "Se esses investimentos não forem feitos, quem acaba sofrendo é o povo cuiabano que depende dos serviços públicos. É nossa responsabilidade garantir que os recursos cheguem onde são mais necessários.", narra o candidato.

Quando questionado sobre seu diferencial e principal bandeira na atual campanha, destaca que representa renovação, mas traz consigo uma sólida experiência política e técnica, aliada a experiência social, pois reconhece a realidade das pessoas desde a pobreza até a classe média."Tenho 34 anos e venho de uma família que viveu na pobreza. Trabalho desde criança e, aos 14 anos, me mudei para Cuiabá para estudar no CEFET (atual IFMT), conciliando trabalho e estudo. Hoje, sou geólogo, professor na UFMT, com doutorado em cotutela pela UNESP e pela Universidade de Tübingen, na Alemanha. Minha vida foi transformada pela educação, e essa será minha principal bandeira nestas eleições.", conta.

Ele enfatiza que sua trajetória de superação, através da educação e do trabalho, o motiva a lutar por uma política integrada de transição escola-trabalho e inclusão produtiva em Cuiabá. O que impede muitos cidadãos de aproveitarem as oportunidades existentes. Para ele, o desenvolvimento de um trabalho em rede para conectar pessoas às oportunidades é a chave para mudar a vida de muitas famílias na capital. Acredita que o que está faltando é acesso à informação, e desenvolvimento de trabalho em rede, para conseguir interligar as pessoas até as oportunidades que existem. "Temos um cenário onde sobram vagas de emprego por falta de pessoas qualificadas, enquanto muitas vagas de cursos de qualificação ficam ociosas. O que falta é acesso à informação e uma melhor articulação entre as políticas de trabalho, sociais e educacionais. Se conseguirmos conectar as pessoas com as oportunidades que já existem, podemos mudar a vida de muita gente.", menciona.

Sobre sua estratégia de campanha, ele planeja utilizar as redes sociais, especialmente o Instagram, mas não quer deixar de lado o contato direto com os eleitores e está aberto para escutar sugestões para melhorar nossa cidade, aberto, também a receber mensagens ."Quero fazer muitas reuniões, o famoso ‘boca a boca’, o ‘olho no olho’. Acho que as pessoas esperam um pré-candidato a vereador que esteja disposto a conversar e escutar. Estou aberto a ouvir qualquer pessoa que queira discutir o futuro de Cuiabá e também a receber sugestões.", descreve.

Por fim, ao ser perguntado sobre a mudança primordial que Cuiabá precisa, ele reafirma sua crença no poder transformador da educação para melhorar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades sociais na cidade. Para ele, o desenvolvimento econômico deve ser traduzido em benefícios sociais, criando uma cidade mais igualitária e segura para todos os seus habitantes. 

"A educação e a qualificação são os caminhos para melhorar a renda e a qualidade de vida das pessoas. Quando uma pessoa tem uma boa renda, ela vive melhor, tem acesso à cultura, esporte, lazer e até mesmo à saúde, pois uma vida com mais oportunidades traz mais segurança e qualidade. Cuiabá tem um cenário econômico favorável, mas precisamos traduzir isso em desenvolvimento social para nossa população mais pobre. Esse é o caminho para uma Cuiabá mais justa, segura e com melhores condições de vida para todos.", concluiu Caiubi.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image