A maior cabo eleitoral do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro foi sua esposa e primeira-dama Márcia Pinheiro. Incansável não mediu esforços, “arregaçou as mangas” e intensificou o corpo a corpo no segundo turno em Cuiabá.
Em evento realizado em frente ao Palácio Alencastro consegui reunir centenas de na praça Alencastro, em Cuiabá, durante ato denominado "Caminhada em Respeito às Mulheres".
Com a participação das mulheres e jovens elas encabeçaram o ‘Movimento Mulher’ e a ‘Onda Verde’ buscaram apoio desse público e juntas conseguiram reeleger o prefeito.
“Nosso trabalho, enquanto primeira-dama, foi buscar o apoio desse público e mostrar nosso projeto para Cuiabá que no final das contas é o que interessa à sociedade. Os acontecimentos durante o primeiro turno como o desrespeito à mulher, o apoio de uma candidatura mulher ao adversário que não demonstrou nenhum apreço pela mulher nos gabaritou a ganhar força com esse eleitorado, principalmente porque promovemos uma mudança histórica nas políticas para mulheres, em Cuiabá, e isso foi decisivo para o resultado nas urnas”, frisou.
Márcia Pinheiro acredita que o Movimento Mulher 15 foram tiveram sem sombras de dúvidas um papel decisivo no segundo turno, principalmente, pelos acontecimentos do primeiro turno.
Na sua concepção, as mulheres se sentiram desrespeitadas e quando o candidato Abílio Júnior desrespeitou todas nós mulheres. “Aliado isso nós temos todo um suporte de um lindo trabalho feito para mulheres com conquistas históricas e colocando Cuiabá como referência nacional nas políticas para mulheres. Isso nos gabaritou a engajar o eleitorado feminino em prol da nossa candidatura que respeita à mulher e tem espeço de verdade na gestão, não somente no discurso”.
Destaque
Um dos maiores destaques da gestão é o programa Qualifica Cuiabá, que garantiu formação profissional de mais de 3 mil mulheres, especialmente em bairros mais carentes da cidade, tornando-as novas empreendedoras. Além disso, a gestão possui mais de 11 mulheres frente ao comando de secretarias municipais.
Márcia cita que para a próxima gestão a meta é criar o projeto que irá amparar os ‘filhos do feminícido’, que são crianças que tiveram suas mães mortas pelos companheiros. Neste caso, as crianças receberão um auxílio de R$ 500 até completarem a maioridade e também acompanhamento psicológico.
Prioridade
Questionada sobre sua prioridade em 2021 e sobre quais serão as suas primeiras ações a serem desencadeadas ressalta que a gestão irá fortalecer ainda mais às políticas para mulheres, colocar a Secretaria da Mulher, que é uma das únicas do país, como a secretaria mais atuante e, consequentemente, contribuir para o bem estar social dos cuiabanos.
“Queremos ampliar as vagas do Qualifica Cuiabá 300 anos para os jovens ajudar eles a conseguirem seu primeiro emprego logo após o curso. Queremos colocar em funcionamento o Cuiabaninho que irá atender meninos entre 7 e 17 anos assim como o Programa Siminina que vamos ampliar ainda mais as vagas pelo bairros de Cuiabá. Esses são algumas das nossas prioridades para 2021”, pontua a primeira dama.
Balanço
A primeira-dama também faz um balanço geral da campanha e no envolvimento do eleitorado feminino na candidatura à reeleição emedebista. Segundo ela a campanha ganhou destaque devido aos trabalhos desenvolvidos ao longo da primeira gestão do prefeito de Cuiabá que historicamente as políticas para mulheres avançaram, o trabalho prestado foi de grande relevância e reconhecido pela população cuiabana.
“São 86% de aprovação popular, obras em todos os bairros, avanços na saúde, viadutos para melhoria de trânsito. A minha avaliação da reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro se deu único e exclusivamente ao seu trabalho ao longo desses anos e da atuação na pandemia que salvou milhares de pessoas. A candidatura foi construída em cima de um trabalho que já vinha sido feito e que tem muito a fazer por Cuiabá e o eleitor reconheceu isso nas urnas. A política hoje não pode ser feito de mentiras, não se pode desconstruir todo nosso trabalho como a candidatura adversária tentou fazer. O trabalho humanizado da gestão Emanuel Pinheiro, as políticas para mulheres conquistadas foram as protagonistas na reeleição do prefeito”, concluiu a primeira- dama de Cuiabá.