18 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019, 16:12 - A | A

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019, 16h:12 - A | A

LICITAÇÃO

Prefeito lança licitação de transporte e promete 70% dos ônibus com ar-condicionado em 2020

Olhar Direto

O sistema de transporte público de Cuiabá terá, a partir do ano que vem, cerca de 70% de ônibus com ar-condicionado, além de veículos mais novos. Foi o que garantiu o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), durante lançamento da licitação do transporte coletivo do município realizada nesta sexta-feira (18). Na ocasião, cinco empresas entregaram à Comissão de Licitação, a documentação exigida para a participação no certame, que conta com três etapas.

 




De acordo com o prefeito, houve uma exigência para que as empresas vencedoras tenham maior quantidade de veículos zero quilômetro, além de pelo menos 125, da frota de 360 ônibus, com ar-condicionado.

“Dos 360 veículos que operam em Cuiabá, 60 deles têm ar-condicionado. Pela proposta hoje, teremos no mínimo, daqui ara frente, 125 ônibus com ar-condicionado. A empresa pode oferecer mais que 125, mas não menos. Então de cara, nós vamos dobrar a frota com ar-condicionado operando. Da mesma forma o ônibus zero quilômetro. Hoje temos cerca de 20% da frota zero quilômetro. A empresa que apresentar o mínimo de 30% para cima, também terá sucesso em vencer a licitação”, explicou o prefeito, garantindo que até o ano que vem, cerca de 70% dos ônibus vão ser climatizados.

“Vamos ter uma frota de ônibus mais nova, com mais veículos com ar-condicionado no sistema já operando a partir do início de 2020. Estabelecemos também um prazo de 70% da frota com ar-condicionado no final do ano que vem, além de um prazo máximo de cinco anos 100% da frota de ônibus com ar-condicionado e mais novos”, disse.

O prefeito ainda assegurou que a tarifa não será modificada e que anualmente a Arsec (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá) deve fazer reajustes, que serão revertidos para a melhoria do transporte público.

Zona rural

As empresas vencedoras, conforme Pinheiro, também terão a obrigação de atender a população rural. “Estamos inovando o transporte para passageiros em zona rural. Estou dando seis meses de prazo para as empresas vencedoras, de criar com a Semob e com a Arsec, o atendimento a população rural. Então temos que medir o custo disso para saber o que cada empresa contribuirá com o município”.

VLT


O projeto, segundo Emanuel Pinheiro também será integrado ao VLT, ou ao modal que o Governo do Estado implantar nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. “Estou esperando a decisão do Governo do Estado. Sou totalmente favorável ao VLT, mas a decisão não é minha. Independente disso, para não prejudicar a população cuiabana, adequamos a licitação ao modal que for escolhido pelo Governo. Se for o VLT, e eu espero que seja, a licitação está adequada”, afirmou.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image