O ex-secretário de cultura, Jan Moura, 40 anos, é graduado em comunicação social, mestre e doutor em estudos de cultura contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Antes de ser secretário de cultura, Moura trabalhou por 15 anos no Sesc Mato Grosso, como coordenador de cultura e já realizou trabalhos como ator e produtor cultural.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Este ano, é a primeira eleição em que Jan Moura participa como pré-candidato a vereador por Cuiabá, representando o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Moura nasceu na capital cuiabana, sendo criado na região do Porto e confessa que o motivo pela sua eleição, tem sido a sua base familiar.
"Decidi ser candidato por um motivo bastante concreto. Primeiro por que vim de uma militância pela cultura, onde construí a minha história. Acredito que temos um momento muito grande na cultura, que vem ganhando, principalmente depois do Deputado Beto Dois a Um, que teve essa bandeira como principal e entendo que para ampliar esse desenvolvimento, precisa ter uma participação política", comenta Jan ao jornal Centro Oeste Popular.
O pré-candidato afirma que Cuiabá precisa de uma atenção nas áreas da saúde, educação e creches, onde levanta essa bandeira em sua campanha, buscando a realização de projetos, que melhorem essas áreas para a população Cuiabana.
Moura conta que deseja oportunizar para as crianças em sua formação inicial, o acesso a praticas culturais, pois o mesmo conta que é fruto de projetos sociais, onde conseguiu abrir seus horizontes e ir em busca de oportunidades, que mudasse a realidade da sua vida.
"Costumo dizer que o que muda a vida das pessoas, é uma coisa chamada oportunidade, pois todo mundo sonha em sair da situação que você está com a sua família, só que se você não tem oportunidade, você não vira essa chave. E é através disso que estamos nessa caminhada", explica Jan para a nossa equipe.
Além da cultura, pretende trabalhar em cima do acesso às creches, como uma necessidade urgente, sendo o principal objetivo as mães solteiras. O assunto foi pensado, de acordo com os déficits de vagas nas creches, com 4 mil crianças, que não possuem acesso aos estudos iniciais, devido a região em que reside. Do outro lado, o pré-candidato, analisa sobre a forma com que a saúde mental é tratada em Cuiabá, analisando que existe somente três unidades de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas regiões do Boa Esperança, Verdão e CPA.
"A área da saúde mental, de fato, é um problema grave urgente e queremos muito fazer esse debate em Cuiabá, que afeta, principalmente a comunidade jovem, que vem sofrendo de depressão, vícios e infelizmente está destruindo muitas famílias e precisamos de uma oferta urgente efetiva", relata Jan.
Na visão do Moura, a situação do cenário político em Cuiabá, está passando por problemas graves de formações nas áreas, entre os parlamentares, tendo em vista que considera os atuais projetos de leis e debates muitos rasos e sem fundamento. Impedindo um resultado positivo para a sociedade. Moura conta, que escolher o PSB, como sua janela partidária, pelo fato de as ideias serem compatíveis umas às outras e por ser um partido de esquerda.
"Está uma verdadeira catástrofe social. Realmente iremos precisar de uma recomposição financeira, fiscal no município e o próximo prefeito terá um grande desafio, que é uma dívida de bilhões. Então, como você constrói políticas públicas, se você tem um atraso nessa magnitude. Nós estamos vivendo um colapso em várias áreas e sofremos muito com a saúde, mas atingi as outras áreas como a cultura, esporte, empregabilidade, educação municipal, pois são 4 mil crianças fora da creche e não dá para acharmos isso, como algo normal", declara Moura.
Nesta campanha, o pré-candidato a vereador por Cuiabá, irá apoiar para Prefeito o candidato Botelho. Caso venha ganhar as eleições, Moura objetiva trabalhar a Escola Municipal de Artes, com uma construção junto ao executivo, buscando uma política voltado para a cultura. Uma das pautas, é a criação de uma lei municipal de cultura, voltados para as contratações e outros meios de desenvolvimento do setor em Cuiabá.
O projeto da escola, é buscar parcerias entre o público e privado, com organizações do terceiro setor, que já oferecem isso nas comunidades sem a assistência do governo e prefeitura. Garantindo um fortalecimento e reocupar os espaços municipais que se encontram abandonados ou em mal uso, com aulas de dança, teatro, músicas, descentralizando e dando oportunidades para os bairros distantes.
No decorrer da sua campanha eleitoral, Jan Moura irá trabalhar com o digital e corpo a corpo, mas que será mais voltado para o mundo digital, devido a faixa etária de seus eleitores.
"Iremos trabalhar com um misto dos dois, mas principalmente o digital, por que entendemos que o nosso público tem entre 20 e 40 anos e o nosso foco são os jovens. Essa comunidade está digitalmente ativa e temos que ter esse foco nas redes, mas sem perder o contato visual com os demais eleitores. Mantendo a conversa do olho do olho, pois sabemos que existe uma população invisibilizada, que não tem tanto acesso à internet e precisamos chegar nessas pessoas, que estão na comunidade", finaliza o pré-candidato a vereador por Cuiabá Jan Moura.
ALEXANDRE RAMOS DA CRUZ 05/08/2024
Ótima ideia para ser colocadas em execução! Moura para vereador
Joao Matos 05/08/2024
Esse é meu Vereador, tenho certeza que irá fazer muito por nossa Capital.
Joao Matos 05/08/2024
Esse é meu Vereador, tenho certeza que irá fazer muito por nossa Capital.
Benone da Silva Lopes Moraes 05/08/2024
???????????????????????? Jan é uma das pessoas que mais entende de cultura de Cuiabá. Será um grande vereador.
4 comentários