O arquiteto urbanista, Marcello Craíci, pré-candidato a vereador pelo partido PL (Partido Liberal) por Cuiabá, afirma que se eleito, usará a sua formação em arquitetura, para qualificar a cidade e fazer com que a população se sinta confortável e viva de uma forma com mais saúde.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Craíci, 52 anos, nascido em Campo Grande em Mato Grosso, veio para Cuiabá no ano de 1982. Marcello é formado e pós-graduado em arquitetura comercial e visual merchandising, avaliação, perícia e auditoria da construção. Esta é a sua primeira eleição. É católico praticante, casado e pai de duas meninas.
Garantindo proporcionar uma cidade mais limpa e humana, em entrevista Marcello garante trazer projetos que sustentam e valoriza Cuiabá, uma delas sendo através de reformas nos pontos turísticos e parques da cidade.
Centro Oeste Popular — Para entendermos melhor sobre a sua pré-candidatura, qual foi o motivo que te fez entrar e existe algum objetivo maior?
Marcello Craíci — Olha, tenho vários motivos que me fizeram entrar. Como sou um profissional de arquitetura e tenho 22 anos de profissão, vejo algumas obras serem inauguradas sem terminar corretamente. Morei em Campo Verde e comparamos uma cidade com a outra e nós que somos arquitetos, temos uma visualização da cidade diferente. Duas coisas que me chocaram nesses últimos tempos, foi a inauguração do Dutrinha, que já teve jogos cancelados e depois ficamos sabendo que não houve projeto de drenagem. Quando inaugurou, fui em um jogo e fiquei no sol, com um sol escaldante na cabeça, pois, não tinha cobertura e a população comprava água para jogar no rosto. E este ano, tivemos o jogo cancelado do Cuiabá, por que choveu e alagou o campo de futebol. E vejo que são coisas, que não podemos aceitar, pois, quem esteve lá fiscalizando? Como pré-candidatos e até mesmo vereadores, temos que fiscalizar. E outra coisa que me fez entrar como pré-candidato, foi durante a visita no mercado do porto e reparei que é algo que inaugurou recentemente e a idade aparente é de algo mais velho, pois, parece que não colocaram coisas novas. Quando você constrói algo que tem comida, precisa saber que vai jogar água e lá não tem nenhum local, que tem a contenção desta água e acaba escorrendo pela laje e você que está tudo escorrido de gordura. Deveria ter um lugar, para conter e drenar essa água, jogando no local correto. Com certeza lá deve ter barata, rato, devido à sujeira. Fiquei sabendo através dos próprios feirantes, que quando chove, alaga tudo e novamente, cadê o projeto com a drenagem?
Centro Oeste Popular — Diante de todas as situações, como você analisa o cenário político de Cuiabá?
Marcello Craíci — Olha, sinto como se houvesse uma divisão entre direita e esquerda, sendo o time Abílio e time Botelho. Falo como pré-candidato a vereador, que essa disputa entre os dois para prefeito, ela é até bom para nós, por que dá para saber o que ambos estão fazendo e ficando concentrado nas ações que cada um já realizou ou irá realizar. Em questão da câmara dos vereadores, espero que haja mudanças lá dentro, pois, temos vereadores, que estão indo pro sexto mandato e cargo político não é emprego, é cargo temporário. Ali está parecendo cabide de emprego e temos que realizar essas mudanças. Pois, a população está reclamando que Cuiabá não melhora e essa é minha visão. E caso não fosse candidato, votaria em alguém novo, para termos resultados.
Centro Oeste Popular — Nessa campanha, qual será a sua principal bandeira?
Marcello Craíci — A minha principal bandeira é a fiscalização, o cargo do vereador é esse e não deixar inaugurar as obras públicas, do jeito que está sendo inaugurada e falo da minha área, onde mais domino. Estamos cansados de receber as coisas sem terminar e o exemplo desse é o parque Mae Bonifácia, que nunca terminaram e acredito que não irá mais. Se você ver a maquete de como era para ser o parque, tinha até lago artificial com coisas diferentes, que não foram realizadas. Temos essa cultura de não terminar e precisamos ter um corpo técnico dentro da Câmara, para brigarmos por isso.
Centro Oeste Popular — Dentro da política e com relatos do dia a dia, como foi o processo da decisão da janela partidária?
Marcello Craíci — Sempre lutei pela direita e com o PL, foi por que tenho uma afinidade com o Abílio e Bolsonaro, fui um dos primeiros que recebeu Bolsonaro em Mato Grosso, com o Movimento Brasil Liberal e foi uma escolha, de estar ao lado das pessoas que acredito. E o pré-candidato Abílio, faz parte do que sou, pois, ele também á arquiteto, então nada mais justo do que me unir a ele e apoiar a classe dos engenheiros e arquitetos.
Centro Oeste Popular – Caso você venha a ganhar as eleições, quais são seus projetos principais nessa campanha?
Marcello Craíci — Além da fiscalização, tenho projetos em prol das defesas dos animais, ajudar a população que está longe de Cuiabá, por exemplo, os moradores do Distrito Da Guia, que é um pessoal que gosto muito, projetos de humanização, já que tenho pós graduação em Neuro marketing e Neuro Arquitetura, recuperação do centro histórico, que brigo há alguns anos, melhorar o morro da luz, deixando-o um lugar para família, com mirantes e espaços para os turistas visitarem. Se você perceber ali, temos 4 ou 5 graus a menos, do que o próprio centro, pois, ali é um local de controle climático de Cuiabá.
Centro Oeste Popular — Dentro dos projetos, existe algum que esteja voltado a cultura de Cuiabá? Em relação ao Teatro Municipal de Cuiabá?
Marcello Craíci — O arquiteto está ligado a cultura e o profissional que não se importa com a cultura, ele não é arquiteto e aprendemos sobre a história da arte, vendo todos os tipos existentes. Tenho sim projetos com a cultura, resgatando e fazer os artistas regionais a se destacarem, pois, temos grandes artistas de todas as áreas. E mostrar Cuiabá para o resto do Brasil, como grandes celeiros.
Centro Oeste Popular — E nessa campanha, como irá funcionar as suas estratégias? Existe alguma específica para atingir a população?
Marcello Craíci — Eu e minha assessora, estamos trabalhando muito nessa parte e uma delas é fazer com que a sociedade me escute, tanto através de redes sociais e corpo a corpo, para me conhecer. O Marcello é um, cara que não tem processos, não tem maldade, é a primeira vez que estou saindo e quero essa oportunidade e credibilidade para mostrar os serviços e fazer essa mudança, deixando uma marca na cidade.
Centro Oeste Popular — Nessa última gestão que tivemos, do Prefeito Emanuel Pinheiro, houve mais de 20 investigações contra a gestão e diante dos fatos e da forma como você enxerga a cidade, de qual maneira você analisa essa gestão?
Marcello Craíci — Não gosto de falar mal, digamos que o Emanuel fez a parte dele, por bem ou por mal, tem seus méritos e deméritos. Analiso que poderia ter sido melhor, pois, teve chances de acontecer, acredito que fez alianças erradas e poderia ter sido melhor. O Emanuel precisa prestar contas de todo esse tempo, zerar os razonetes, e devolver o que está fora e entregar de modo integro o cargo.
Centro Oeste Popular — De acordo com todos os seus levantamentos e analises atualmente o que de fato Cuiabá precisa e qual seria a principal mudança?
Marcello Craíci — O turismo traz sim renda e precisamos melhorar a arborização e reformar o Centro Histórico. Quando você melhora o meio de convívio, o ser humano, automaticamente se educa e passa a cuidar daquele espaço. Um exemplo foi o Rio de Janeiro, onde a Suvinil pintou uma favela e após a própria população passou a cuidar e deixar limpo. Então imagina deixarmos uma Cuiabá mais limpa, arborizada e entregar pontos de ônibus mais humanos.
Solange 30/07/2024
Boa linha de raciocínio candidato, ótima visão das necessidades, que são muitas, é isso, de grão em grão, parabéns.
1 comentários