17 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quinta-feira, 11 de Julho de 2024, 16:42 - A | A

Quinta-feira, 11 de Julho de 2024, 16h:42 - A | A

DIREITOS GARANTIDOS

Max Russi foi essencial para o Marco Regulatório dos Agentes de Saúde e de Endemias

Parlamentar tem vida política focada em ações que buscam a efetivação da categoria e todas as cidades de MT

Redação

O deputado Max Russi (PSB) é pioneiro em ações para efetivar agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, ACSs e ACEs, no estado. Considerado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) como peça fundamental na implementação do marco regulatório, que assegura direitos da categoria, o parlamentar tem focado sua atuação política na construção de medidas que concretizem as garantias, asseguradas a esses profissionais.

Russi, quando prefeito de Jaciara, foi um dos primeiros gestores municipais a efetivar os ACSs e ACEs. Já como deputado, em 2017, se licenciou e assumiu a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, hoje a Setasc, onde promoveu a inclusão dos agentes de saúde no recebimento de auxílio financeiro do programa Pró-Família, transformado atualmente em Ser Família.

Dessa forma, foi criada a concessão mensal de auxílio-alimentação, no âmbito do programa social, através do Substitutivo Integral ao Projeto de lei n.º 01/2023 do Executivo Estadual, onde os ACSs e ACEs recebem auxílio de R$ 200, para fortalecer os trabalhos de levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade.

Já em 2019, o deputado foi autor da proposta que criou a Câmara Setorial Temática, que debateu a qualificação técnica desses profissionais.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Logo depois, a CST criou o curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde (TACS), que entre 2021 e 2022 formou, gratuitamente, 3.301 agentes no estado. Quando presidiu a Assembleia Legislativa, Max abriu diálogo com o TCE na busca de prerrogativas legais para a efetivação da classe, a partir da aplicação da Emenda Constitucional n.º 51, de fevereiro de 2006.

No ano passado, a Câmara Setorial se tornou Frente Parlamentar e, após isso, foi criada Mesa Técnica no Tribunal de Contas, para regulamentação da classe, como efetivação, adicional de insalubridade e Plano de Cargos e Carreiras.

“Desde quando conheci mais afundo o trabalho desses profissionais, os considero a ponta da lança da saúde pública. Assegurar esses direitos é uma luta que venho travando no decorrer de minha história política. Em meu gabinete tenho um setor exclusivo, só para cuidar dos problemas dos agentes de saúde e combate a endemias. Hoje vejo que estamos no caminho certo, fortalecendo ainda mais a garantia dos direitos dessa categoria, fundamental para a nossa sociedade”, destaca Max Russi.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image