23 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 08:17 - A | A

Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 08h:17 - A | A

SEGUNDA ONDA DA COVID

Gallo: MT está preparado, mas precisa da União para manter UTIs

Mídia News

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou que Mato Grosso está preparado para uma possível segunda onda do novo coronavírus e, inclusive, com dinheiro em caixa para comprar a vacina contra a doença.

“Estamos preparados. Esperamos que a vacina esteja dentro do plano nacional de imunizações, mas o governador [Mauro Mendes] já anunciou que caso seja necessário, nós temos recursos para comprar nossas vacinas e distribuir para a população”, afirmou.

“A segunda onda será controlada no nosso País pelo advento da vacina. Nós já temos pelo menos duas ou três vacinas no Planeta prontas e com boa eficácia. É uma questão agora de logística, de aquisição e disponibilização para toda população”, acrescentou.

Por outro lado, o secretário declarou que o Estado precisará da ajuda do Governo Federal para manter as Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) criadas durante a pandemia numa possível segunda onda ou após o fim da pandemia.

“Nós tivemos uma boa interiorização da estrutura hospitalar, com criação de UTI’s em locais que já demandavam UTI’s. Para isso, o SUS é tripartite: depende de recurso da União, dos Estados e dos Municípios. O Estado está pronto para dar a sua parte, mas sozinho a gente não aguenta, precisamos que a União entre também”, disse. 

Gallo frisou que até que a vacina seja disponibilizada, a população precisa tomar os cuidados necessários para que a segunda onda não chegue ao Estado.

“A população tem que continuar vigilante em relação à Covid. Nós tivemos um relaxamento das práticas sociais, como o distanciamento e uso de máscara. Isso pode de fato aumentar o contágio”, completou.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image