O empresário e ex-secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Mauro Carvalho pode ser o “às na manga” que o governador Mauro Mendes (UB) tem para consolidar de vez a sua chapa reeleitoral. Nos bastidores políticos, o nome de Carvalho vem circulando como o elemento necessário para unificar a base de apoio de Mendes para o pleito deste ano.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Segundo uma fonte ouvida pelo CO Popular no início da semana, Mauro Carvalho tem todas as credenciais políticas para dar corpo e unidade à campanha de reeleição do governador Mauro Mendes.
A indicação de Mauro Carvalho à candidato à vice-governadoria está sendo pensada pelos estrategistas do núcleo de Mendes como um abre-alas para que Otaviano Pivetta se reposicione e dê ao grupo mais afinado com o governador um candidato realmente competitivo na disputa pelo Senado.
Pivetta é considerado um nome forte, capaz de confrontar Wellington Fagundes e Neri Geller na corrida pela única cadeira do Senado em disputa nesta eleição. Pivetta atuiaria ainda, como candidato a senador, como um grande “puxador de votos” para a Câmara Federal nas “dobradinhas” internas que esse tipo de eleição exige.
“Essa é uma ideia que está sendo amadurecida e discutida internamente no grupo. A candidatura de Mauro Carvalho como vice-governador, de fato, resolveria várias fragilidades na chapa de Mauro Mendes”, aponta uma fonte ligada ao gabinete do governador. Segundo a fonte, “O Mauro Carvalho como vice daria amplitude e consistência a chapa já que ele tem trânsito livre e é reconhecido como um companheiro leal, altamente qualificado e hábil no trato político com as várias lideranças partidárias que compõe a base de apoio do governador”, completou.
A mesma fonte lembra ainda que o grupo de Mauro Mendes precisa preencher o vácuo político de uma candidatura ao Senado que seja, de fato, consenso pelo menos dentro do núcleo mais central dos partidos dispostos a apoiarem a candidatura de Mendes à reeleição. “O fato é que nesse momento, nem Wellington Fagundes e nem o Neri Geller tem a confiança ou demonstram afinidades e simpatia ao projeto reeleitoral de Mauro Mendes. Com Pivetta candidato ao Senador e Mauro Carvalho à vice, esse vácuo estaria preenchido e com grandes chances de assegurar uma ampla vitória nas urnas”, argumentou a fonte.
QUEM É MAURO CARVALHO
O empresário Mauro Carvalho é natural da cidade de Bauru, interior de São Paulo. Está em Mato Grosso há mais de 30 anos. Ele chegou ao estado nos anos 1980 como trainee na Coca-Cola na região e em poucos anos, fundou a própria empresa distribuidora de bebidas, que abrange cidades mato-grossenses e de outros estados.
Além do ramo de bebidas, Mauro Carvalho empreende também no setor de energia. Sua empresa nessa área opera a Central Hidrelétrica São Tadeu, na região da Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger.
Amigo pessoal de Mauro Mendes, o empresário assumiu o cargo de Secretário Chefe da Casa Civil em janeiro de 2019. Nos três anos e meio em que conduziu a pasta, ajudou Mendes a superar as várias crises da gestão estadual, com destaque para a financeira, no início da administração, quando o Governo tinha um déficit financeiro superior a R$2 bilhões.
A competência e a capacidade de diálogo de Carvalho foram fundamentais para o sucesso da gestão Mendes. O governador reconheceu isso na despedida do ex-secretário, no final de março último. “Mauro Carvalho foi decisivo em muitos momentos e contribuiu para colocar Mato Grosso novamente no caminho do desenvolvimento. Mauro Carvalho desempenhou a tarefa de ser o articulador do governo, de dialogar com os Poderes e fez isso muito bem. O trabalho dele ajudou a consertar esse Estado, sendo decisivo em muito momentos ao sentar a mesa com os Poderes e parlamentares para defender os projetos que hoje estamos realizando em Mato Grosso”, declarou Mauro Mendes na ocasião.