15 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Sexta-feira, 02 de Agosto de 2024, 08:56 - A | A

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2024, 08h:56 - A | A

POLÍTICA PÚBLICA

Encontro de coordenadores em Saúde Bucal une gestões estadual, municipal e federal em MT

Reunião tem como objetivo discutir e traçar estratégias para as políticas de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS)

Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), realiza a III Reunião de Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Mato Grosso. O encontro ocorre nesta quinta e sexta-feira (01 e 02), no auditório do CRO, em Cuiabá, das 08h às 18h.

A reunião busca proporcionar a troca de experiências entre os gestores municipais, estaduais e federais na área de saúde bucal, oferecendo um espaço para discutir e traçar estratégias para as políticas de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento é realizado pela Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, por meio da Superintendência de Atenção à Saúde, com o apoio da Coordenadoria de Saúde Bucal.

O encontro conta com a participação de representantes de 72 municípios, incluindo coordenadores municipais de Saúde Bucal, gestores e responsáveis, além de representantes dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Mato Grosso, do CRO-MT e do Ministério da Saúde.

O evento também proporciona aos gestores a oportunidade de apresentar experiências exitosas, possibilitando a troca e o compartilhamento entre os participantes.

A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Andrea Coelho, explicou que o objetivo do encontro é fortalecer a relação entre a gestão estadual e os municípios, além de destacar os avanços relacionados à saúde bucal no Estado.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“A ideia é fortalecer esse vínculo entre o Estado e os municípios, porque o maior papel do Estado é apoiá-los e é isso que a gente vem construindo. Temos visitado os municípios e, uma vez por ano, a gente se reúne para poder traçar as nossas linhas de trabalho. Estamos também fortalecendo a relação com os Escritórios Regionais de Saúde (ERS), que são nosso elo mais próximo com os municípios. Desde o primeiro encontro, essa relação melhorou muito, e isso se reflete na melhoria do atendimento aos usuários”, avaliou.

O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, destacou a força da política de saúde bucal do Estado de Mato Grosso, que está aliada às diretrizes do Ministério da Saúde.

“Este encontro destaca a força da política de saúde bucal do Ministério da Saúde e do Estado de Mato Grosso, reunindo os municípios como aliados na sua implementação. Todas as coordenadorias de saúde bucal dos municípios estão presentes ou representadas. O objetivo é discutir a política, compartilhar experiências bem-sucedidas para promover seu avanço, e repensar modelos antigos em busca de soluções mais eficientes, o que é fundamental para implementar a política da melhor forma em cada unidade básica de saúde”, acrescentou.

Já a coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, apontou a importância de eventos desta natureza, para que os profissionais da Saúde Pública de todo o Estado possam participar ativamente da construção da política.

“Quando reunimos gestores e representantes de diversos municípios e dialogamos sobre a política, eles compreendem a sua essência e como aplicá-la no atendimento diário. Esses profissionais nos auxiliam na construção da política e, ao se sentirem parte dela, são capazes de oferecer um cuidado em saúde bucal significativamente melhor à população, que é nossa principal preocupação”, disse.

A presidente do CRO-MT, Wania Dantas, destacou como primordial a aproximação entre o Conselho, a SES e as Secretarias Municipais para a constante melhoria do atendimento às diversas populações de Mato Grosso.

“Entendemos que a união das instituições beneficia a comunidade. Não estamos só fiscalizando o exercício profissional, mas também oferecendo capacitação para cirurgiões-dentistas, considerando a grande extensão territorial do estado. Trabalhamos com a SES e secretarias municipais, aproximando gestores para entender melhor as diversas situações de cada região, que incluem populações ribeirinhas, fronteiriças e indígenas”, finalizou.

A III Reunião de Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Mato Grosso totaliza uma carga horária de 16h em dois dias de evento.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image