O ex-secretário de Obras Vanderlúcio Rodrigues, coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro (MDB) em Cuiabá, disse que viu como favorável o cenário apresentado pela pesquisa Ibope divulgada na noite de segunda-feira (23).
Conforme a pesquisa, o candidato Abílio Júnior (Podemos) aparece com 54%, seguido de Emanuel com 46% dos votos válidos, quando são desconsiderados os nulos, brancos e os indecisos.
Em relação aos votos totais, a pesquisa aponta 48% para Abílio e 40% para Emanuel.
Os brancos e nulos são 7%, e os que não souberam ou não responderam representam 5% dos entrevistados.
Ocorre que, devido à margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, pode-se dizer que os dois candidatos estão empatados tecnicamente no limite da margem.
“Estamos empatados tecnicamente. A nossa candidatura está crescendo junto à população cuiabana. E é um sentimento de virada e de vitória. Na primeira pesquisa do Ibope (divulgada no final de setembro), o prefeito estava em terceiro lugar, e depois foi crescendo. E agora apresenta 40%. Se você pegar histórico de crescimento, você vai reparar que é o único que está crescendo”, disse o secretário.
“A tendência é que na quarta-feira ou quinta-feira a gente ultrapassa o adversário. É o sentimento da população, de uma gestão que está dando certo”, disse.
Aprovação
O Ibope ainda realizou pesquisa sobre a satisfação dos cuiabanos com a gestão Emanuel. Assim, 44% avaliaram a gestão como ótima e boa, 36% como regular e 20% como ruim ou péssima.
Para Vanderlúcio, os números mostram uma aprovação da gestão do emedebista, o que fará com que ele saia vitorioso.
“Você vê que nessa própria pesquisa há uma aprovação de gestão de 80%. 44% de bom e ótimo, e 35% de regular. Esse sentimento que nos dá a certeza da vitória do prefeito”, disse.
Dados
A pesquisa foi realizada com 602 entrevistas no período de 21 a 23 de novembro.
A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa é quantitativa e realizada em entrevistas por meio de telefones. O intervalo de confiança é de 95%.
Os dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-07435/2020.