Regina Botelho
Da Redação
O PTB deverá indicar o candidato a vice do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), caso se confirme que ele dispute a reeleição. A possibilidade foi confirmada em entrevista recente pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), que lembra que o partido era detentor do cargo, que foi perdido com a ida do vice Niaun Ribeiro para o Podemos. Os petebistas já possuem um nome que vem se sobressaindo, e agradando os aliados. Trata-se do secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos, que tem conquistado avanços importantes em uma das principais Pastas da gestão municipal. Um dos exemplos é a distribuição do kit escolar, composto por mochila, camiseta, short e calçado, para as famílias cuiabanas, especialmente as de baixa renda, que garante a auto estima dos estudantes. Os resultados dos investimentos já são conhecidos.
De acordo com o Ideb, avaliação realizada de dois em dois anos, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), as unidades educacionais superaram a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), de 5,3, alcançando a média de 5,7. Na verdade, com esse desempenho Cuiabá ultrapassou a meta projetada para 2019, de 5,6. Na área pedagógica, os programas: Escola da Inteligência, Hora Estendida e os ajustes para a implementação da Escola em Tempo Integral e um novo modelo de ensino, que abrange desde a Educação Infantil (0 a 5 anos) até o Ensino Fundamental (de 6 a 14 anos) e a Educação de Jovens e Adultos vão transformar ainda mais a Educação no município. São várias as ações implementadas que estão trazendo mudanças para a Educação, como investimentos em reformas de unidades, formação continuada dos profissionais, programas que estão sendo implementados e ampliados e a nova Lei Orgânica dos Profissionais da Educação, a entrega de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a construção de mais seis unidades educacionais, entre outros.
Some-se a isso as obrigações salariais com os profissionais da área. Cuiabá é a capital brasileira com o terceiro melhor salário base da categoria. Somados os 3,31% de recomposição salarial, implantados em julho, mais os 3,70% de ganho real, os servidores da Educação terão 7% de reajuste total. Respeitando a lei de Responsabilidade Fiscal e os alertas do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o percentual de ganho real será incorporado aos salários dos profissionais no mês de fevereiro de 2020. Com desenvoltura nos meios políticos, e comprovada capacidade técnica como gestor, Alex Passos sai na frente pela vaga de vice, que deverá ser decidida apenas no ano que vem, quando as articulações se afunilam. Até lá, outros nomes estão sendo colocados na mesa de negociações, principalmente pelo fato de que o prefeito, mesmo não assumindo uma candidatura a vice, já conta com o apoio de pelo menos 12 legendas, que reconhecem o trabalho desenvolvido pela Administração Emanuel Pinheiro, que vem levando benfeitorias para os diversos bairros da Capital, mudando a vida de muitas comunidades que se viam abandonadas pelo Poder Público.