A quadrilha alvo de operação da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), deflagrada nesta quinta-feira (19) e que tinha o vereador por Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), Calistro Lemes do Nascimento, conhecido como Jânio Calistro, como associado, possuía veículos de luxo, que foram apreendidos e era responsável por 90% do tráfico de drogas em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá).
“Este grupo era responsável por 90% do tráfico em Várzea Grande. Além disto, também agia nas cidades de Rosário Oeste e Nobres. Hoje, tivemos apreensão de drogas (maconha, cocaína, pasta base, entre outros); materiais de precisão; cadernos com anotações e arma de fogo. Era um grupo violento, também tinha suas questões de disciplina”, pontuou o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.
Com o grupo, que faz parte do Comando Vermelho, foram apreendidos veículos de luxo, caminhonetes e motocicletas. “Provavelmente, no decorrer das investigações, deveremos pedir o bloqueio da conta destes alvos e também de todo patrimônio adquirido com a atividade criminosa”.
Dos 23 mandados de prisão, apenas dois não foram cumpridos. Dentre as ordens de restrição, três foram oficializadas contra alvos que já estão detidos na Penitenciária Central do Estado (PCE).
A maioria dos alvos detidos nesta operação tem antecedentes criminais. Alguns estão utilizando tornozeleira eletrônica. Três dos presos, que ainda não tiveram os nomes divulgados, seriam os líderes da quadrilha.
Todos os presos serão encaminhados para a PCE, onde devem aguardar audiência de custódia. Como as ordens foram expedidas pela comarca de Várzea Grande, ela não é feita no mesmo dia. Todo o material será analisado, o que pode dar base para uma segunda fase da operação.
Operação
A operação, batizada de 'Cleanup', tem o objetivo de cumprir 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam principalmente no município.
Vitor Hugo Bruzulato Teixeira informou que as investigações iniciaram em virtude de uma denúncia anônima recebida pela DRE, a qual foi verificada a atuação de um extenso grupo de traficantes atuante na cidade de Várzea Grande.
O trabalho investigativo durou cerca de 70 dias e permitiu identificar diversas pessoas associadas para o tráfico, sendo realizadas as prisões em flagrante de seis pessoas e apreensão de grande quantidade de drogas em posse dos presos.
A ação contou com a participação da Diretoria Metropolitana (2ªDPCuiabá, DERRFVA, DHPP, Decon, DEDM e Derf, 1ªDP-VG, 2ªDP-VG, 3ªDP-VG e DEDMCI-VG), Diretoria de Atividades Especiais (GOE. GCCO, Polinter, Dema e Defaz), Corregedoria da Polícia Judiciária Civil, e Canil do Sistema Penitenciário, tendo em vista a grande quantidade de ordens judiciais a serem cumpridas na operação.
Cleanup traduzindo para o português significa Limpar/Limpeza, em alusão a limpeza da intensa criminalidade e violência em Várzea Grande.