A Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) e Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (Deccor) deflagaram, na manhã desta terça-feira (17), a “Operação Abesap” com objetivo de dar cumprimento a ordens judiciais contra parte da diretoria de associação beneficente, envolvida em desvios de verbas públicas.
No total, são cumpridos cinco mandados de buscas e apreensão e três de afastamento cautelar. Todos foram expedidos pela 7ª Vara Criminal da Capital, tendo como objetivo a apuração de desvio de recursos públicos destinados à Associação Beneficente e Educacional Santo Antônio do Pedregal, conhecida por “Creche do Pedregal”.
A investigação teve início após registro de ocorrência na Delegacia Fazendária, informando que ex-colaboradores que prestaram serviço na creche, mesmos desvinculados da Associação, estavam lançando notas fiscais eletrônicas como se ainda prestassem serviços à instituição.
A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá repassou, nos últimos três anos, R$ 1 milhão de recursos. Cleusa Maria da Silva, de 73 anos, é apontada como a pessoa que tirava proveito dos desvios no local.
Participaram da ação, Policiais Civis da Defaz, Deccor e GCCO com apoio da Politec e Superintendência Regional do Trabalho.