Um idoso morreu na terça-feira (24) após o motorista de um carro perder o controle do veículo e invadir uma casa no Bairro Nova Esperança 2, em Cuiabá, na manhã de segunda-feira (23).
Domingos Ribeiro da Silva, de 65 anos, estava sentado em uma cadeira encostada no muro atingido pelo carro.
Carro invade casa em Cuiabá. — Foto: Divulgação
Segundo a filha da vítima, Adriana da Silva, o pai foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pascoal Ramos e, em seguida, levado para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Na noite de segunda-feira, segundo ela, a família recebeu a notícia de que Domingos havia tido morte encefálica e, na manhã de terça-feira, os órgãos pararam.
Motorista perde controle e carro invade casa. — Foto: Divulgação
Ainda segundo a filha, o homem que dirigia o carro é vizinho da família e foi liberado pela Polícia Civil no dia do acidente.
No dia seguinte, quando o idoso morreu, a Polícia Militar esteve novamente no local, mas o homem havia fugido.
Em contato com a Delegacia de Trânsito de Cuiabá (Deletran), o delegado Cristian Cabral informou que a Polícia Militar chegou primeiro no local.
Segundo a Polícia Civil, durante o atendimento da Polícia Militar, os familiares socorreram por meios próprios a vítima que foi levada até a UPA e não apresentava gravidade. O motorista foi colocado dentro da viatura para proteção e integridade dele, já que os familiares e vizinhos da vítima estavam querendo linchá-lo, inclusive houve registrado no boletim de ocorrência sobre a necessidade de disparo de arma de fogo para conter a população que queria linchar o causador do acidente.
Conforme o delegado, quando os policiais civis da Deletran chegaram no local, a Polícia Militar entregou o homem aos cuidados da equipe da Deletran, sem comunicar nenhuma alteração como o caso de fuga. Então a equipeda Deletran fez o teste de etilômetro com resultado negativo e diante da informação que a vítima estava viva até aquele momento e o condutor não estava sob efeito de álcool e nem havia fugido, foi feita a notificação do motorista para responder junto ao Juizado Especial Criminal pelo crime de dirigir sem habilitação. Agora com o conhecimento da notícia de que ele teria fugido e sido capturado pela Polícia Militar, o que vai ser apurado, ele será responsabilizado por esse crime também, já que responderá pelo homicídio culposo, que agora se consumou.
Segundo a Polícia Civil, a Deletran está apurando os fatos, mas naquele momento não havia motivo para o motorista ser preso e conduzido para delegacia, porque o crime que pesava sobre ele era de menor potencial ofensivo, crime regulado pela Lei 9.099, e a providência que se toma é apresentar ele ao Juizado Especial Criminal. Agora, com a morte da vítima, o homem vai ser indiciado e possivelmente responderá na Justiça Comum pelo crime.
Além da notificação para comparecimento ao Juizado Especial Criminal, foram aplicadas as multas de trânsito e demais medidas administrativas cabíveis.