Regina Botelho
Da Redação
O projeto Hospital da Família deve ser concluído em, no máximo 90 dias. A notícia foi informada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). A unidade funcionará no antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), que atendeu a comunidade em casos de urgência e emergência durante 40 anos.
“Já estou com o projeto arquitetônico do Hospital da Família e já está em fase se elaboração o projeto executivo para lançamento do processo licitatório. A hora que aprovar o projeto executivo, que eu acredito que deva ocorrer no prazo de 60 a 90 dias, irei convocar coletiva para fazer o anuncio”, afirmou o prefeito.
O Chefe do Palácio Alencastro durante coletiva com a imprensa na manhã desta segunda-feira(25), explicou que desde a inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá, já começou o prazo de 100 dias para a transição do atendimento do antigo pronto-socorro para o novo, que funciona dentro do Hospital Municipal.
Pessoas que estão internadas no antigo prédio continuarão o tratamento lá, assim como quem chegar ao local por meios particulares receberá atendimento. Ambulâncias de hospitais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão direcionando os pacientes para a nova unidade.
Após o prazo, todos os atendimento de urgência e emergência serão feitos unicamente no novo pronto socorro.
Com a finalidade de melhorar o atendimento à população, o prefeito anunciou a implantação da hora estendida nas Unidades de Básicas de Saúde (UBS). O novo período já foi adotado no Tijucal e será implementado em 5 unidades.
“Quando o trabalhador chega a sua casa, as unidades já fecharam e ele acaba correndo para o pronto-socorro ou uma Upa, que é o que está na cabeça da população. O que estou fazendo? A hora estendida. Das 8h às 17h fica o atendimento normal, por hora marcada, e das 17h as 21h livre demanda”, informou.