A comemoração de volta de um relacionamento amoroso terminou em tragédia no fim da tarde deste domingo (20). Douglas Bryan, de apenas 18 anos, se afogou, enquanto se banhava no rio Cuiabá, na Passagem da Conceição, em Várzea Grande. Após vê-lo em apuros, Max Douglas, 19, mergulhou e tentou salvar o namorado, mas não conseguiu e acabou sendo levado também pelas águas.
Rodinei Crescêncio
Irmão de uma das vítimas, em tablado de madeira, acompanhando, angustiado, o trabalho da equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros no rio

Tão jovens: Max Douglas e Douglas Bryan foram ao rio comemorar; tinham reatado namoro
A reportagem foi até o rio, no ponto onde houve os afogamentos, e, no caminho, cruzou com um carro do IML que levava o corpo de uma das vítimas. Era Douglas Bryan. Tinha acabado de ser encontrado por uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. O outro, Max Douglas, ainda está desaparecido.
Na margem do rio, amigos e familiares de Max acompanhavam de perto as buscas nesta manhã (21). O irmão dele, que não quis se identificar, estava em um tablado de madeira, uma estrutura precária ligada à margem, e observa, sob sol forte, a água e os trabalhos dos bombeiros na busca pelo ente querido. Ele disse que não estava presente na hora do acidente e a única coisa que quer é encontrar o irmão para enterrá-lo. "Estou muito triste por ter perdido meu irmão, imagina para a mãe do outro afogamento que perdeu dois filhos de uma única vez", lamenta.
Foi um amigo dos namorados, que se identificou apenas pelas iniciais D.S., que deu detalhes do acidente. Disse que tinha levado os dois para o rio em comemoração pela volta do relacionamento, pois tinham terminado a relação há pouco tempo. O acidente aconteceu entre 17h20 e 17h30. Emocionado, conta que estavam do outro lado do rio, quando Max e Douglas resolveram se afastar para ter um momento a sós.
Veja vídeo
D.S. conta ainda que, por pouco, uma terceira pessoa também não se afogou. Isso porque tentou salvar Max e Douglas. Mas, como não conseguiu e logo ficou exausto pelo esforço, foi socorrido por outros que assistiam à ocorrência. Ele foi levado à margem. Após o episódio, acionaram o Corpo de Bombeiros. Mas, por estar anoitecendo, a equipe só fez o reconhecimento do local e iniciou os trabalhos nesta segunda. “Este é um rio traiçoeiro”, comenta D.S, olhando para o leito.
Rodinei Crescêncio

Mergulhadores estão trabalhando desde início da manhã desta 2ª. Um dos jovens já foi encontrado e o corpo levado ao IML; o outro ainda está desaparecido
Veja vídeo
Cuidados
O bombeiro major Heitor Alves de Souza alerta que as pessoas devem ter cuidado em todo tipo de banho em curso d’água – seja rio ou lago. “Sempre orientamos pessoas que freqüentam beira de rio para não perderem as crianças de vista em momento nenhum, não ingerirem bebida alcoólica, manterem a água no nível na cintura, uma vez que pode haver algum desnível e a pessoa não ver". Ele diz ainda para evitar mergulhar de cabeça. Todos estes cuidados básicos podem evitar tragédias, recomenda o militar.
Em caso de afogamento, o major informa que a pessoa não deve nadar contra a correnteza e sim se deixar ser levada pelo rio até alcançar a margem. Adverte para que pessoas não tentem salvar diretamente a vítima em apuro para evitar os casos de afogamento duplo. Nesta situação, o bombeiro indica o salvamento indireto, usando uma bóia ou um galho para pegá-la.
Sete casos no fim de semana
No total, a região da Baixada Cuiabana registrou um total de sete de afogamentos. Além de Max e Douglas, houve um terceiro caso na Passagem da Conceição. No fim da tarde deste sábado (19), um adolescente de 12 anos se afogou, enquanto dava um último mergulho e seus pais se preparavam para ir embora. O corpo foi encontrado por volta das 7h45 deste domingo. Foi o primeiro da série deste tipo de acidente.
Em seguida, mais dois casos ainda ocorreram de forma simultânea. Por volta das 14h30 do domingo, os irmãos Cleonilson Aparecido Pereira da Silva, 16, e João Vítor Rodrigues da Silva, 20, se banhavam no rio do bairro Vitória Régia, em Várzea Grande, próximo a rodovia dos Imigrantes. Seus corpos também já foram encontrados e encaminhados ao IML.
Na região do Porto, em Cuiabá, foi encontrado o corpo de um homem. Ele teria ingerido bebida alcoólica e entrado no rio. Uma equipe de bombeiros estavam por perto e conseguiu pegá-lo rapidamente, mas já estava sem vida. O nome dele não foi identificado ainda.
A última notícia de morte por afogamento foi na cachoeira da Martinha, em Chapada dos Guimarães, por volta das 16h30. A vítima foi identificada como Mike Vinicius Bonaroti Nogueira, 26. Após afogar, teve um trauma e, segundo Corpo de Bombeiros, estava com uma excursão em meio a 30 pessoas.