21 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Segunda-feira, 29 de Abril de 2024, 09:10 - A | A

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024, 09h:10 - A | A

RECONHECIMENTO

Trabalhar com paixão e determinação: o verdadeiro espírito do Dia do Trabalhador

Conheça a história de pessoas que mudaram a sua realidade e melhoraram a saúde, através de suas profissões

Ana Carolina da Redação

Reprodução

WhatsApp Image 2024-04-24 at 11.08.51.jpeg

 

A homenagem do dia 1º de maio iniciou após uma greve organizada pelos funcionários na cidade americana de Chicago, no ano de 1886. O movimento aconteceu visando obter melhores condições de trabalho, e principalmente a redução da jornada diária de 17 para 8 horas. O intuito da data é celebrar as conquistas e direitos dos trabalhadores ao longo da história.

Já no Brasil, as datas foram unificadas em 1924 e a partir deste dia, começaram a serem anunciadas importantes medidas de bem-estar aos trabalhadores, a começar pelo governo Getúlio Vargas. Muitos países reconhecem o dia 1º de maio como o Dia do Trabalho, e a maioria considera-o um feriado.

Em prol do movimento e com objetivo de valorizar as profissões, iremos contar a história de pessoas que movimentam a vida e sustentam a casa, através de suas profissões.

Nascido em Cuiabá e criado em São Paulo e descendente de japonês, Gian Keith Mendes Cunha, de 45 anos, decidiu explorar novas culturas e foi morar no Japão com apenas 18 anos.
Pensando em crescer e conquistar uma vida tranquila e confortável, Keith viu a oportunidade, aos 23 anos, de coqueteleiro e poder usufruir mais a vida.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Essa profissão é conhecida como 'barman' ou 'bartender' e tem o conceito em servir bebidas chiques e diferentes nos eventos, ou até mesmo restaurantes. No começo da carreira, Mendes era ajudante de bar e para ampliar seus conhecimentos, realizou cursos pela empresa 'Brazilian BarTender' para suprir a necessidade dos eventos e casas noturnas no Japão.

O processo foi guiado pelos seus amigos próximos, que contratavam os serviços de Keith.

Após morar 15 anos no Japão, Mendes retornou ao Brasil e deu continuidade ao seu serviço, buscando sempre ampliar os seus negócios.

Reprodução

Instagram Post Catálogo Online de Moda Feminino Branco.png

 

Depois de muitos desafios e até mesmo dificuldades ao longo desses 20 anos de carreira, Keith conseguiu fidelizar seus clientes e manter a sua agenda lotada. Tendo uma procura altíssima em datas comemorativas e festas de final de ano.

Hoje em dia, seus planos são voltados em abrir um espaço de festas e o seu próprio bar, com o intuito em mostrar mais o seu serviço.

“Atualmente eu atendo também no restaurante Fratelli, com drinks diferentes e tradicionais. Estou lá a partir de quinta-feira”, comenta Gian durante entrevista.

Pelo fato da profissão ainda ser pouco reconhecida e de muita necessidade aos bares e restaurantes, Keith fornece mentoria e curso de aperfeiçoamento para as empresas que buscam melhorias no serviço e cardápio.

“Deixo aqui o meu conselho para quem for iniciar nessa área, busque sempre um curso de qualidade, faça com amor. Pois, é uma área ótima, mas exige tempo e dedicação”, finaliza Mendes para a nossa equipe.

Devido à ideia de poder trabalhar, cuidar dos filhos e do casamento, Francisca Tânia, de 28 anos, encontrou na sua profissão, a oportunidade de conciliar tudo com cuidado.

Tânia atua há quatro meses como porteira de um prédio comercial na cidade de Cuiabá. Possuindo uma carga horária de 12/36, Francisca consegue trabalhar, cuidar de si mesma e inclusive dos filhos, visto que a flexibilidade da profissão permite que nada saia do controle da vida pessoal.

“Optei por essa função por conta da carga horária e por não ter que trabalhar de segunda a sexta-feira direto. Assim consigo ir ao médico, mercado, centro e fazer outras coisas com mais tempo e sem precisar faltar no meu serviço”, explica Francisca para nossa equipe.

O serviço de portaria é essencial para os prédios, sejam eles comerciais ou residenciais, pois, garante a segurança e o controle de quem entra e sai.

“Não se conforme com o que você precisa, lute pelo que você merece. Feliz Dia do Trabalhador”, aconselha Tania para quem deseja uma vida com mais tempo de qualidade.

Em outra situação, que se trata de conforto e segurança, porém, dos pequenos, nos deparamos com a Keila Cristina, nascida e criada na cidade de Juína, (745 km da capital cuiabana), que atualmente trabalha como motorista de van escolar e nas horas vagas atende suas clientes fixas do salão de beleza.

No ano de 2016, Cristina iniciava a sua jornada em uma empresa privada como motorista de van, micro-ônibus e caminhão. Logo após anos de carreira e pelas condições de viagens longas, no ano de 2020, veio à descoberta de um câncer na lombar e foi forçada a dar uma pausa no sonho.

Por não gostar de ficar parada e dependente do marido, Keila decidiu fazer cursos de cabeleleira e abriu o seu salão em um cômodo da sua casa. O início de um novo sonho, se despertara após ter a sua saúde emocional e mental prejudicada.

Toda a ação foi incentivada e financiada pelo marido, que sempre busca vê-la com a saúde boa e realizada.

Logo após se recuperar, em 2023, Keila retomou as atividades e foi contratada por uma empresa, para ser motorista de van escolar.

Durante o dia, Cristina atende as escolas públicas da região norte, voltada para o público de crianças especiais. E graças ao apoio de seus familiares, a sua vida voltou ao normal e seus sonhos passaram a concretizar.

“Nunca desista e espere o tempo para tudo! Vá à busca dos seus sonhos e se esforce para realizá-lo”, aconselha Keila durante a entrevista.
Buscando ter a autoaceitação e conhecer mais da cultura africana, Denner Leris da Silva Santos, 23 anos e Várzea-Grandense, realiza os seus sonhos e ajuda os seus pais com o seu trabalho de trancista.

Sem o apoio dos pais, há cinco meses, Leris se interessava em fazer o curso, com o foco em acrescentar na sua renda como barbeiro. Ao pesquisar mais sobre a área, Denner viu que precisaria investir em cursos e com poucos recursos financeiros, procurou ajuda da sua amiga, que possui um salão no mesmo seguimento.

Mesmo com os ensinamentos da colega, o trancista nunca deixou de pesquisar e aprender na internet, novas técnicas ou penteados. Pois, tinha a consciência que para chegar ao topo e conquistar clientes, seria necessário conhecer mais sobre o mundo das tranças.

Leris relata que a profissão veio em uma hora essencial, para ajudá-lo com a ansiedade e na sua vida pessoal, dado que ao perceber o trabalho delicado que estava iniciando, passou a ter mais paciência, controlar suas emoções e manter o foco na vida.

“Eu estava bem desanimado com a vida, cada vez mais tendo crises de ansiedade e quando comecei a trabalhar com os penteados e tranças, passei a enxergar a vida de outra forma e estudar cada vez mais”, relata durante a entrevista.

Mesmo com tanta correria do dia a dia, Denner consegue conciliar nas horas vagas os serviços como motorista de aplicativo, barbeiro, ator e dançarino de duas cantoras famosas em Cuiabá.

Hoje em dia, o objetivo é melhorar e alcançar novos clientes pela capital cuiabana. Por possuir um atendimento diferenciado e descontraído, a sua carteira de clientes aumentou para 20 ao mês, abrangendo toda a região de Cuiabá e Várzea Grande.

“Eu reforço muito aos jovens que queiram entrar nesse mundo ou qualquer outro, é que façam com amor aquilo que vocês sonham e nunca desistam por nada”, finaliza Denner.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image