04 de Julho de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Sexta-feira, 04 de Julho de 2025, 11:12 - A | A

Sexta-feira, 04 de Julho de 2025, 11h:12 - A | A

DECISÕES ASSERTIVAS

Seduc alinha com servidores ações da Educação em Tempo Integral na rede estadual

Redação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (2), no auditório da sede central, em Cuiabá, o evento “Fala Secretaria”. O objetivo foi proporcionar um espaço de diálogo acerca dos processos pedagógicos e de gestão, bem como sobre as diretrizes e estratégias para o fortalecimento da Política de Educação em Tempo Integral (ETI) na rede estadual de ensino.

O evento propôs fortalecer ainda mais a articulação interna entre os setores da pasta, além de alinhar estratégias para a consolidação das 96 unidades de tempo integral na rede, com cerca de 19 mil alunos matriculados. Além de servidores, a iniciativa envolveu a participação estudantil em diversas atividades, como as Ações Protagonistas.

A secretária adjunta de Gestão Educacional (Sage), Jéssyka Kelly Castro Campos, avaliou que o evento foi um passo importante para se conhecer não só os avanços, mas os estudantes, professores e demais servidores envolvidos direta ou indiretamente com a ETI. Segundo ela, a proposta é consolidar a política como modelo sustentável e permanente de educação pública de qualidade.

“Com isso, estabelecemos a corresponsabilidade desenvolvendo planos de trabalho para a contribuição no processo de perenidade desse modelo, agilizando e contribuindo para a assertividade nas tomadas de decisão em prol do sucesso da política na rede estadual”, disse Jéssyka.

O evento também possibilitou a construção de um ambiente colaborativo, que visa à agilidade na implementação de soluções, à melhoria da comunicação institucional e ao fortalecimento das práticas de gestão orientadas por evidências e resultados.

Na ocasião, a SAGE apresentou aos servidores a portaria n° 600, que estabelece a Política de Educação Integral em Tempo Integral, publicada no dia 30 de junho de 2025 e encaminhada para apreciação do Conselho Estadual de Educação (CEE) juntamente com o texto base da política.

Como exemplo prático, o estudante do 3º ano do Ensino Médio, Igor Luz, integrante da Comissão de Protagonismo na Escola Estadual Clenia Rosalina Souza, em Cuiabá, disse que a existência do protagonismo nas escolas públicas faz toda a diferença no ensino, na aprendizagem e nas relações interpessoais.

“Por conta desse protagonismo, temos estudantes preparados e mais conscientes, uma escola organizada, com menos conflitos e mais harmônica em todos os sentidos. Amo participar desse processo e posso afirmar que fazer parte da comissão me deu mais ânimo para estar presente na escola e a levar os estudos a sério”, contou Igor.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image