A Polícia Militar de Canarana (a 823 km de Cuiabá) passou a contar a partir de quinta-feira (19.12) com o auxílio de câmeras de vídeomonitoramento para reforçar o policiamento na região. O equipamento foi doado à 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, por meio de uma parceria entre a PM, Prefeitura e Câmara de Vereadores do município e a iniciativa privada.
As duas câmeras de vídeo com giro de 360 graus foram instaladas nas áreas mais movimentadas do município. Os equipamentos de gravação e visualização auxiliam a atuação dos policiais, para prevenção e repressão aos crimes de forma rápida e pontual.
A 5ª CIA conta 18 policiais militares em seu efetivo. O comandante da unidade da PM, capitão Marcos Yamada, explica que neste primeiro período o equipamento será utilizado para testes. A expectativa é futuramente adquirir mais câmeras para auxiliar no trabalho da polícia no combate a criminalidade na cidade.
“Depois desta fase de testes teremos a oportunidade de ampliar esse monitoramento por câmeras de vídeo. A tecnologia vai ajudar a atuar com maior efetividade no policiamento preventivo, já que as imagens são passadas em tempo real e ficam gravadas no sistema. As câmeras foram instaladas em locais comerciais e bancários”, afirma o capitão.