21 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020, 16:09 - A | A

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020, 16h:09 - A | A

NOVA FERRAMENTA

Grupo Eleva Educação adota aplicativo que contribui para a segurança no ambiente escolar

Redação

Para garantir a segurança de todos no retorno às aulas presenciais, o Grupo Eleva Educação passou a usar um aplicativo que rastreia aproximações entre funcionários, alunos e professores. O objetivo é prevenir o contágio pela COVID-19 e garantir a saúde de toda a comunidade escolar. O app MPI (Mapeamento Preventivo de Interações), criado pela startup brasileira Nearbee, possibilita o conhecimento sobre com quem alunos, funcionários e professores, quando diagnosticados com a doença, interagiram nas instituições. A fase piloto já está em andamento nas escolas do grupo Master, no Estado do Mato Grosso. Nos próximos meses, a solução será levada a todas as escolas que integram o Eleva Educação.

"A volta às aulas presenciais sem a descoberta de uma vacina e com números ainda crescente de casos é um processo extremamente complexo. Entre as nossas preocupações estão a disponibilização de assistência socioemocional a alunos e professores, ações de reforço do conteúdo não assimilado, novo planejamento do ano letivo e adoção de protocolos de saúde. E a segurança, claro, é um dos principais pontos levados em conta por nossa equipe. Assim, o aplicativo MPI surge como importante aliado neste momento", explica Carolina Belchior gerente de gente e gestão do Eleva Educação.

O aplicativo MPI, que será usado pelo Eleva Educação, classifica as interações interpessoais em quatro níveis. O nível 1 se refere a um contato de menos de 30 segundos com distância de seis metros e o nível 4 a um contato com distância de dois metros durante 15 minutos. Se uma pessoa for diagnosticada com a COVID-19, os que mantiveram contatos com ela em nível 4 serão orientados a fazer o teste, permanecer em casa e monitorando os sintomas.  

O aplicativo se baseia em ações realizadas na Coreia do Sul e Singapura para combater a pandemia. O MPI utiliza identifica, a partir da tecnologia bluetooth, os contatos entre pessoas que estejam com o app ativado e funciona até mesmo sem internet. Entretanto, é importante registrar que a ferramenta não utiliza dados pessoais ou de localização dos usuários.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image